"A construção do primeiro rato Logitech foi em
1982, mas a inovação continuou", referiu David Talvy, director
geral da Logitech em Espanha e Portugal, ontem, na exibição de uma série de novos periféricos da empresa. Na ocasião foi feito o convite para
que a audiência (imprensa e revendedores da marca) contactassem
com frequência a equipa de colaboradores liderada por António
Serra, do recém-criado escritório de Lisboa "afinal a
divulgação dos produtos Logitech no mercado nacional assim o
exige".


Após um pequeno resumo acerca das actividades da empresa, David
Talvy concretizou que "embora quase todas as áreas de
informática reflictam actualmente a influência negativa da
Economia, a Logitech atingiu a 31 de Março de 2001 uma cifra de
facturação global invejável, na ordem dos 760 milhões de
dólares (cerca de 168 milhões de contos) e a aposta será
atingir a unidade em 2002: mil milhões". O facto tem maior
relevância, de acordo com aquele responsável, porque a Logitech
dá emprego a mais de 4.500 funcionários e as suas vendas superam
os oitenta milhões (vendendo cerca de dez periféricos
por segundo).


Mas é no mercado ibérico que a Logitech "está como peixe na
água", tendo em conta o crescimento de 89 por cento comparando
com os 54 por cento que se verificaram no resto da
Europa. A cada vez maior liderança da marca naquelas regiões deve-se,
segundo David Talvy, ao conhecimento próximo das necessidades dos
consumidores em termos de tecnologia pessoal e áudio, de
Internet e de Gaming.


O grande negócio da Logitech foi a venda de 150 mil volantes
Force Feedback para a Playstation 2 (já disponível no mercado
português) distribuído em conjunto com o jogo Gran Turismo.
Este "boom" de receitas deveu-se a uma encomenda
efectuada pela Sony, que veio reforçar a busca de parcerias
vantajosas e a aptidão para o sector do entretenimento por
parte do fabricante.


Nessa linha, centra-se também o acordo de parceria com a Yahoo,
nomeadamente através do programa Instant Messenger, que permite o
envio de mensagens instantâneas, Chat e videoconferência
gratuita, mediante a utilização de câmaras, auscultadores e
teclados.


A recente aquisição da Labtec, cujos produtos já estão disponíveis em
Portugal, alargou ainda mais o âmbito da oferta, no que diz
respeito por exemplo a colunas de som, altifalantes,
microfones, auscultadores para PC, leitores de áudio pessoais
ou de MP3 e periféricos Bluetooth (conectividade sem
fios).

A liberdade de movimentos sem fios

Sem dúvida que a grande aposta da Logitech são os dispositivos
de interface sem fios, que integram teclados, ratos,
controladores de apresentação electrónica e
trackballs.


Existem para todos os gostos, para todas as bolsas e há uma
quota de mercado de 99 por cento para explorar, segundo António
Serra director comercial da sucursal portuguesa, "a qualidade é
evidente, por isso, basta serem encomendados pelos nossos
distribuidores e estarem disponíveis para as grandes contas e
nos pontos de venda para os consumidores finais".


Assim, de um grande conjunto de lançamentos para o mercado
português de produtos já apresentados na CeBIT
(ver notícias relacionadas) destacamos o Cordless Desktop
Optical (de uma família de três teclados); o volante Force
Feedback (com um preço de 26.990$ ou 135 euros) e o MOMO Force
que custa 52.900$ (264 euros); as câmaras ClickSmart que
combinam funcionalidades vídeo e Web; o
Cordless Controller (o primeiro comando sem fios de 2,4 Ghz
para todas plataformas da Playstation, com um preço de 14.490$
ou 72 euros e apenas disponível em Dezembro) e finalmente os
ratos Wheel Mouse Optical e MouseMan Traveler também fazem
parte da oferta Logitech.


Perante esta longa lista de produtos, António Serra sugere
que "este tipo de dispositivos são ideais para operadoras de
telecomunicações para certas promoções ou por exemplo como
oferta a executivos. A estratégia da Logitech para o mercado
português é ser líder enquanto marca", garantiu.

Notícias relacionadas

2001-09-27 - Desktop Optical, vendido em conjunto com um rato
óptico sem fios.


2001-09-12 - Logitech apresenta novos periféricos para jogos


2001-02-08 - Logitech adquire Labtec