A poucas horas do lançamento da PlayStation 3 em Portugal, e no resto da Europa, começam a surgir rumores de que a consola possa esgotar logo no primeiro dia de vendas no nosso país. O preço do dispositivo (599 euros) não é motivo suficiente para afastar o entusiasmo dos fãs de videojogos que, de acordo com Sandra Páscoa, da Sony Entertainment Portugal, têm vindo a fazer pré-reservas e a aderir às campanhas de pré-lançamento da PS3 de forma inédita, comparativamente ao lançamento dos modelos anteriores.



O lançamento oficial da consola está marcado para a meia-noite de hoje, altura em que diversas lojas em todo o país recebem as centenas de fãs interessados em adquirir a mais recente consola de próxima geração. O Centro Comercial Colombo acolhe diversas iniciativas nas três lojas preparadas para o lançamento: Fnac, Worten e Toys'r'Us. Por outro lado, o El Corte Inglés também estará aberto durante a madrugada, assim como a Toys'r'Us de Almada e Matosinhos.



As superfícies comerciais têm preparadas algumas surpresas para os seus clientes: a Worten pretende oferecer uma PS3 aos três jogadores que apareçam no Colombo com o penteado mais original, para além de garantir o pagamento do dispositivo a prestações aos outros clientes. Quem optar por comprar a consola na Fnac, no mesmo centro comercial terá os The Gift a servir de anfitriões. Por outro lado, os primeiros 20 utilizadores a adquirirem a PS3 na Toys'r'Us, também do Colombo, ganham entradas grátis para a PlayHouse 3.



Em declarações ao TeK, Sandra Páscoa referiu que até ao final do ano fiscal da empresa é esperada a comercialização de 75 mil unidades de PS3 no mercado português.



Compatibilidade dos títulos


A consola da Sony foi a última a chegar ao mercado mundial e é aquela à qual se associam tantas expectativas quanto controvérsias. Se por um lado os utilizadores mostram entusiasmo pelas características inovadoras de conectividade, reprodução de vídeo e grafismo dos jogos, por outro lado, a tão falada incompatibilidade entre os títulos dos modelos anteriores e a nova versão continua a ser alvo de notícia.



Para dar resposta às especulações a Sony colocou na Internet uma página onde os utilizadores podem verificar quais os jogos compatíveis entre os dois modelos. Todos os jogos listados neste espaço podem ser jogados na PS3, embora possam surgir algumas falhas ao nível de desempenho de uns quantos menus.



Controvérsia em Itália


Dois dias antes do lançamento oficial da consola na Europa, os jogadores italianos adiantaram-se aos de outros países, tudo por causa de uma campanha publicitária.



A empresa Darty, uma pequena cadeia de lojas com pouca expressão em Itália, especializada em electrónica de consumo, lançou uma campanha em diversos jornais do país onde anunciava a venda da PS3 a partir das sete horas da tarde de ontem.



A resposta dos utilizadores foi praticamente imediata e o sucesso obtido pela campanha levou outras lojas a lançar estratégias semelhantes, nomeadamente a Media World, que detém 20 por cento do mercado de electrónica italiano.



A Sony já manifestou o seu descontentamento com o sucedido, dado o incumprimento do acordo estipulado com os mercados e, de acordo com o jornal Corriere della Sera, ainda não sabe se irá manter as quatro festas de lançamento agendadas para logo à noite nas cidades de Turim, Milão, Roma e Nápoles.

Notícias Relacionadas:

2007-03-01 - Casa Playstation3 antecipa lançamento da consola em Portugal

2007-02-23 - Retrocompatibilidade da PlayStation 3 na Europa será menor que em outros mercados