A IBM anunciou que o Lotus Notes irá dar suporte integral ao Ubuntu Linux 7.10. De acordo com a empresa, será fornecido todo o suporte ao sistema operativo através do Lotus Notes 8.5 e do Lotus Symphony utilizando o seu "Open Collaboration Client Solution", baseado em standards abertos.



Antony Satyadas, da IBM, refere que esta é uma medida exigida pelos clientes já que o Lotus Notes 8.0.1 não oferece a totalidade das capacidades de suporte solicitadas pelo público.



O responsável indica que estão a ser efectuados testes piloto com alguns clientes empresariais que estão interessados em migrar para Ubuntu Linux para desktop.



Nos últimos seis anos foram vários os especialistas de mercado que previam a migração para Linux em grandes ambientes empresariais a curto prazo. Antony Satyadas diz que isso vai acontecer este ano, provavelmente no próximo semestre.



O Open Collaboration Client Solution inclui email e calendário, ferramentas de comunicação integrada e unificada, processador de texto, folhas de cálculo e aplicação de apresentações, tudo com suporte a Open Document Format. O software é concebido em Lotus Expeditor, baseado em Eclipse Rich Client Platform.



Mark Murphy, vice-presidente da Canonical, o responsável comercial pelo Ubuntu Linux, indica em comunicado que a disponibilização do Notes e do Symphony para utilização em Ubuntu será uma "mais valia para os clientes", já que são integradas as capacidades de duas plataformas de valor numa única oferta.



Notícias Relacionadas:

2007-06-19 - Ubuntu não entra em acordo da Microsoft com empresas Linux

2007-01-04 - IDC diz que 22% das organizações portuguesas usam sistemas Linux