A nova parceria disponibiliza aos clientes da Lunacloud uma nova forma de gerir os ficheiros e pastas guardadas na cloud, usando o CloudBerry Explorer. O software permite mover e copiar ficheiros entre o alojamento na nuvem e o computador pessoal, e partilhá-los com outros utilizadores.

As mesmas funcionalidades eram possíveis antes com o Control Panel do interface web, mas agora bastam alguns cliques para executar as mesmas operações.

A Lunacloud está localizada em Portugal mas pretende desenvolver um serviço de nível pan-europeu, e depois de ter criado um datacenter no Reino Unido já se estabeleceu em França, onde iniciou serviços em Abril, estabelecendo também um centro de dados local que vai servir vários países.

Os primeiros serviços lançados focaram-se na área de Insfrastructure as a Service (IaaS) com cloud servers e cloud storage, mas na semana passada alargou a oferta em PaaS, com o Cloud Mongo.

O novo serviço MongoDB permite aos programadores usar a base de dados NoSQL sem se preocuparem com a infraestrutura de servidores.

"Quando falamos de big data, MongoDB é atualmente a base de dados mais popular no Mundo. A Cloud é o melhor local para colocar grandes volumes de dados, ao melhor preço. O Cloud Mongo é o nosso serviço de MongoDB (MongoDB as a Service) que simplifica a instalação e gestão de um ambiente de MongoDB seguro", explica António Miguel Ferreira, CEO e fundador da Lunacloud.

Segundo a Lunacloud este é o primeiro serviço de MongoDB na Europa em modelo "pay per use". Até 30 de junho, o Cloud Mongo é gratuito para os clientes da empresa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico