A partir das 18 horas de hoje, dia 26 de Outubro, os utilizadores Mac de todo o mundo poderão ter nas suas mãos a nova versão 10.5 do sistema operativo Mac OS X. Os utilizadores portugueses, em especial, poderão dirigir-se a uma loja Fnac ou Vobis, entre outras, e adquirir o sistema com licença para um utilizador, por um preço de 129 euros, ou a versão Family Pack, que inclui cinco licenças, por 199 euros.



Apesar de só hoje ser o lançamento oficial, já estão disponíveis algumas reviews pelos nomes mais sonantes do jornalismo de tecnologia. Walt Mossberg do Wall Street Journal e David Pogue do New York Times fizeram ambos uma apreciação bastante positiva das novidades no Leopard. A Apple tem também, na sua página oficial, uma descrição pormenorizada do sistema operativo, para além de um vídeo de apresentação bastante completo.



Entre as trezentas novidades destaca-se a Time Machine, uma aplicação de cópia de segurança dos dados integrada no sistema que visa simplificar o processo de backups regulares e a Spaces, uma aplicação que possibilita a criação de vários desktops virtuais estanques, com aplicações específicas a correr em cada um deles. A interface CoverFlow, já utilizada no iTunes, foi aplicado ao Finder e em conjunto com a aplicação QuickLook, permite a visualização de todo o tipo de ficheiros, num ambiente gráfico tridimensional.



Toda a interface do sistema operativo foi redesenhada, incluindo uma barra de menus translúcida e uma nova doca tridimensional. As novas versões das aplicações integradas, como o Apple Mail, iCal, iChat, Address Book e o gestor de preferências do sistema, contam também com bastantes novidades, integrando-se ainda mais no sistema, com bases de dados partilhadas por múltiplas aplicações.



Esta nova versão já foi descrita como sendo mais evolucionária do que revolucionária, mantendo os paradigmas gerais dos sistemas anteriores, melhorando-os e acrescentando, aqui e ali, algumas novas funcionalidades.



Notícias Relacionadas:

2007-10-16 - Apple agenda lançamento da nova versão do Leopard para dia 26 de Outubro

2007-04-13 - Apple atrasa lançamento de nova versão do seu sistema operativo para Outubro