Um milhão de pessoas tiveram acesso à versão de testes do Mac OS X Yosemite. E agora muitos mais milhões vão poder ter acesso à versão final e completa do sistema operativo.

Ainda durante o dia de hoje, ou nas primeiras horas de amanhã, o sistema operativo vai poder ser descarregado a partir da loja de conteúdos para computadores Mac. A Apple dá acesso à nova versão do sistema operativo de forma gratuita.

O Mac OS X Yosemite destaca-se pela renovação visual que vai sofrer, sobretudo ao nível dos ícones dos programas. Agora existe uma maior semelhança entre o ambiente desktop e o ambiente mobile da Apple.

Além de um novo centro de notificações, ferramentas renovadas como o browser Safari que promete uma performance melhorada, há também uma reconfiguração do sistema de pesquisa Spotlight: a pesquisa vai estender-se a conteúdos que estão também na Internet e na loja da Apple.

Mas onde o Mac Os X Yosemite promete ser forte é na integração com os iPhone e os iPad. A Apple criou um sistema de continuidade que permite continuar uma tarefa no computador - e que está melhor talhada para ser feita no computador -, mas que tinha começado a ser executada no telemóvel. Basta para isso que os equipamentos detetem que estão em proximidade.

A "parceria" entre o Mac OS e o iOS também se vai fazer sentir no sistema de partilha de ficheiros AirDrop, sendo possível enviar uma imagem, de forma simples e rápida, do iPhone para o Mac, por exemplo.

Os leitores podem relembrar as principais novidades do Mac OS 10.10 apresentadas durante a conferência de programadores da Apple e que foram na altura registadas pelo TeK.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico