É já habitual que os fãs de Mac esperem da MacWorld “a novidade” que vai conquistar mais utilizadores para o mundo Apple a cada ano. Nesta edição Steve Jobs não desiludiu a audiência e para além de upgrades para o iPhone apresentou a próxima coqueluxe, o MacBook Air, que estará à venda em Portugal dentro de duas semanas.

O portátil assume-se como o mais fino do mundo, com um máximo de 1,9 centímetros e apenas 4 milímetros no ponto mais estreito, pesando no total 1,3 Kg. Ainda assim o equipamento não perde nas funcionalidades e dimensão, mantendo o tamanho A4 e um teclado completo, assim como um ecrã de 13,3 polegadas.

Há ainda espaço para um trackpad com suporte multitoque que facilita o acesso a funções do sistema operativo e navegação web, já que tem suporte multi-gesto. O teclado é iluminado, ideal para utilizar em ambientes de pouca luz.

Por dentro o MacBook Air inclui um processador Intel Core 2 Duo com velocidades de 1,6 GHz ou a 1,8 GHz e uma cache L2 de 4MB, a par de 2GB de memória, disco rígido 1,8 polegadas de 80GB e suporte de conectividade Wi-Fi 802.11n e Bluetooth 2.1. O equipamento conta ainda com uma micro-DVI para ligação a ecrãs externos.

O portátil não tem uma drive óptica para ler CDs ou DVDs, mas é possível adquirir uma drive externa, a MacBook Air SuperDrive, desenhada especialmente para o MacBook Air e alimentada pela porta USB, por 89 euros.

De acordo com informação da Apple a autonomia de bateria vai até cinco horas.

O modelo que estará à venda em Portugal dentro de duas semanas integra o processador Intel Core 2 Duo de 1,6 GHz e custa 1.699 euros.

Notícias Relacionadas:
2008-01-15 - Steve Jobs abre Macworld com novidades para o iPhone