Sem grande surpresa, o mais recente computador portátil da Apple, o MacBook Pro 14, equipado com a terceira geração do seu processador, o M3 Pro, é o novo líder do ranking global do DXoMark. O modelo estabeleceu a nova pontuação máxima a nível geral, neste caso 148 pontos. Mas distinguiu-se com a melhor pontuação em outros campos como o desempenho em Multimédia (154 pontos), Câmara (135 pontos) e Ecrã (156 pontos).

A entrada para a lista confirma o domínio da Apple, uma vez que os quatro primeiros modelos pertencem a modelos da marca, incluindo modelos MacBook Air. É preciso olhar para o quinto lugar para começar a ver outras marcas, como o Dell Latitude, o Lenovo ThinkPad X1 ou os modelos Surface Pro 9 da Microsoft.

Veja na galeria imagens do MacBook Pro:

Segundo a DXoMark, o novo MacBook Pro 14 oferece resultados fantásticos em diferentes casos de utilização, seja a fazer videochamadas ou para consumir música e vídeo. No caso das chamadas em vídeo, a sua câmara é destacada pelo alto nível de detalhe em diversas condições, controlo o ruído visual em cenas mais expostas.

É ainda salientada a qualidade do áudio, garantindo reproduções realísticas. O render do vídeo HDR e o balanceamento de tons na visualização de vídeo destacam a qualidade de imagem tanto para as videoconferências como entretenimento pessoal.

MacBook Pro 2023
Créditos: DXoMark

Apesar destes pontos positivos, o DXoMark salienta também os aspetos negativos do teste efetuado ao computador portátil. A dificuldade na gestão de sistemas de comunicação duplex durante as chamadas de vídeo. A captura de áudio é monofónica e a falta de saturação e contraste na qualidade SDR das reproduções de vídeo.