A ministra da educação, Isabel Alçada, reafirmou hoje que as inscrições para aquisição do portátil Magalhães, no âmbito do programa e-escolinha, avançam esta semana, como já tinha sido afirmado pelo seu secretário de Estado, há duas semanas e relativamente à semana anterior.

Para adquirir os 100 mil computadores que irão responder às necessidades de outros tantos alunos agora a iniciar o 1º ciclo do ensino básico vai ser lançado um concurso público. Após a conclusão do processo avançará a distribuição dos equipamentos, o que a ministra acredita poder acontecer a partir de Fevereiro ou Março do próximo ano.

"As inscrições vão já estar abertas esta semana para o 1.º ano de escolaridade, são 100 mil computadores", diz a responsável citada pela Lusa.

No evento Desafios da Era Digital - Infância, Criança, Internet na Calouste Gulbenkian, em que participou esta manhã, a ministra também sublinhou a importância de assegurar o acompanhamento das crianças que tomam contacto com as novas tecnologias, para assegurar que o seu potencial é aproveitado.

"É muito importante que as crianças usem estas potencialidades educativas novas, mas que tenham o apoio dos adultos - professores e famílias - para que essa utilização seja formativa, que não seja só a brincar", relata a mesma fonte.

O programa e-escolinha que transitou do Governo anterior define três escalões de alunos do primeiro ciclo para receber o computador em condições especiais. Os alunos no escalão máximo de apoio social não pagam o equipamento, no escalão médio pagam 20 euros e os que não têm apoio social - a maioria - pagam 50 euros pelo equipamento.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.