A Bolívia é a mais recente adição ao conjunto de países que decidiu adoptar o projecto português, para a área da Educação, de massificação do uso de computadores nas escolas.

O interesse da Bolívia no e-escolinha e no e-escola tinha ficado patente há cerca de um mês, quando uma delegação daquele país sul-americano se deslocou a Portugal para visitar as instalações da JP Sá Couto - responsável pelo desenvolvimento do Magalhães, porta-estandarte do programa -, com o objectivo de conhecer melhor o computador e a sua aplicação prática.

O grupo boliviano foi apresentado ao projecto nas suas diferentes vertentes, seguindo-se uma visita às instalações onde são produzidos os portáteis, referia na altura a empresa portuguesa.

"O Governo da Bolívia manifestou já, por diversas ocasiões, o interesse em trabalhar com Portugal no desenvolvimento de um programa de massificação de uso de computadores e de tecnologias associadas à comunicação" disse à Lusa o secretário de Estado Paulo Campos. "Já tivemos um conjunto de visitas de trabalho e, neste momento, temos uma delegação portuguesa na Bolívia a terminar o acordo".

O responsável político, que representará o Governo português na assinatura do acordo, que decorrerá em La Paz, explicou que em causa está "uma transferência de 'know how' de Portugal relativamente ao programa de massificação de computadores, bem como a participação de um conjunto de empresas no desenvolvimento das tecnologias das informação e da comunicação associadas a sector da educação na Bolívia".

Sem querer entrar em pormenores, Paulo Campos disse que serão assinados acordos entre entidades da Bolívia e "um conjunto de empresas associadas à tecnologia da informação, incluindo o computador Magalhães, no sentido de participação de empresas portuguesas no desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação" naquele país.

A assinatura dos acordos decorre esta sexta-feira e contará com a presença do presidente da Bolívia, Evo Morales.

A Bolívia junta-se assim a países como a Venezuela, Uruguai e Hungria, onde o Magalhães marca actualmente presença.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.