A MarketWare tornou-se recentemente representante em Portugal da empresa Qualys, especializada no fornecimento de serviços de detecção automatizada de vulnerabilidades e monitorização de segurança informática. A gama de soluções da Qualsys permite que as empresas administrem redes ligadas à Internet, identificando problemas e tomando as medidas necessárias para os solucionar.



A plataforma da Qualys disponibiliza de forma imediata, permanente e transparente, análises de risco e auditorias de segurança para redes globais, dentro e fora do firewall, ao contrário dos outros produtos tradicionais de segurança que "obrigam a uma instalação e gestão interna por parte do utilizador, sendo este encarregado de pagar todas as despesas de manutenção e suporte", refere o comunicado oficial divulgado pela MarketWare.



Através do programa QualsysGuard, esta plataforma fornece serviços de segurança Web adaptáveis às necessidades, finanças e dimensão da companhia. Disponibilizado via Internet, este software recorre a técnicas avançadas de detecção de vulnerabilidades de forma a avaliar a exposição da segurança de uma rede e apresentar sugestões antes que qualquer atacante as descubra e tire partido delas.



Baseando-se num interface acessível através de um browser da Web, os utilizadores podem efectuar uma auditoria em tempo real, seleccionando para tal as redes ou servidores a serem auditados, bem como as vulnerabilidades que se pretende procurar. Em seguida, é disponibilizado um relatório pormenorizado das vulnerabilidades encontradas, indicando medidas de correcção.



O QualysGuard integra também a plataforma OPSEC da Check Point, permitindo de forma automática e em tempo real a validação de políticas de segurança nos firewalls do tipo VPN-1/FireWall-1. O serviço monitoriza a consola empresarial de gestão com vista a identificar alterações nas políticas de segurança.



Caso estas sejam detectadas, o serviço Qualys analisa as máquinas - através dos seus respectivos números de IP - protegidas e as afectadas pela alteração, apresentando um relatório. Posteriormente, é enviado um email ao administrador do firewall contendo um relatório completo em formato html.


Notícias Relacionadas:

2001-11-20 - IBM expande divisão de serviços globais e cria nova unidade de segurança

2001-10-11 - RSVP Consultores vai disponibilizar soluções de segurança via Web da McAfee

2001-09-10 - Utilizadores de Linux alertados para um perigoso cavalo de Tróia