A Matsushita anunciou que vai recolher seis mil baterias, usadas em notebooks da fabricante japonesa com o modelo Let's Note CF-W4G, fabricados entre Abril e Maio de 2005.



Os equipamentos afectados estão confinados ao mercado doméstico da fabricante, o Japão e não usam baterias fabricadas pela Sony, garante a empresa, sem no entanto revelar o nome do fabricante.



O problema identificado é semelhante ao detectado nas baterias da Apple e da Dell ao longo dos últimos meses e é desencadeado pelo sobreaquecimento dos aparelhos, o que resulta no perigo de explosão ou queima dos componentes externos.



No espaço de poucas semanas a Matsushita, que no mercado internacional opera sob o nome de Panasonic, é a terceira fabricante a anunciar a recolha de baterias, embora numa escala bem menor que as suas antecessoras. Em conjunto, a Dell e a Apple recolheram cerca de 6 milhões de equipamentos.



A dimensão da operação terá, aliás, sido um dos motivos para a marcação de um encontro este mês que irá juntar os principais fabricantes de notebooks para discutir a segurança das baterias hoje usadas na indústria.



Notícias Relacionadas:

2006-09-04 - Normas de design e segurança para baterias usadas nos portáteis motivam encontro de fabricantes

2006-08-25 - Apple sucede a Dell na retirada do mercado de baterias fabricadas pela Sony

2006-08-16 - Risco de explosão leva Dell a retirar 4,1 milhões de baterias do mercado