A EMC, a Dell, a Intel e a Oracle anunciaram que vão juntar esforços para desenvolver o projecto Megagrid, uma iniciativa que tem como objectivo a criação de uma infra-estrutura de computação em grelha para o mercado empresarial.



Em detalhe o projecto deverá permitir desenhar sistemas simétricos de multiprocessamento com recurso ao standard x86 a custos mais reduzidos, explicou Michael Dell no Oracle OpenWorld que decorre esta semana em São Francisco.



Numa primeira fase o trabalho das empresas, que se irá desenvolver em Austin no Texas, irá dedicar-se ao desenho, teste e documentação de uma base de dados, um servidor e a configuração de uma rede de armazenamento, explicaram as empresas.



O presidente da Dell acrescentou que as empresas pretendem dotar os servidores de maior escalabilidade depois de terem constatado que "99 por cento dos servidores disponíveis no mercado têm apenas 4 processadores ou menos".



Neste âmbito a Dell irá fornecer ao projecto uma infra-estrutura de rede baseada em processadores duplos Xeon e Itanium de quatro entradas para servidores PowerEdge. Por seu lado, a Oracle dá abrigo ao centro de desenvolvimento do projecto, fornecendo ainda a sua tecnologia de infra-estrutura 10g.



A EMC tem para oferecer à parceria as suas tecnologias de armazenamento Clarion CX e Symmetrix DMX, enquanto a Intel cede a sua experiência na área de gestão de servidores para as arquitecturas Xeon e Itanium.



Notícias Relacionadas:

2004-04-21 - Empresas de TIs juntam-se para acelerar interoperabilidade entre soluções de grid computing

2003-12-12 - IBM apresenta um conjunto de serviços de computação em grelha e autónoma


2003-09-09 - Oracle aposta na computação em grelha com produtos 10g


2003-01-28 - IBM introduz computação em grelha no mercado empresarial