A análise é da Soluto, uma empresa que tem um serviço de gestão de PCs, e comparou 49 modelos "representativos", de diferentes fabricantes, como a HP, a Dell, a Acer, a Toshiba ou a Lenovo, além da Apple.

A Soluto diz ter dados de milhões de máquinas à sua responsabilidade, mas para fazer este estudo terá escolhido, inicialmente, uma amostra de 150 mil computadores, que no entanto acabou por ser reduzido a um grupo de 37 mil, referente a máquinas com Windows instalado há menos de 12 meses e que ainda estivessem à venda.

A avaliação de desempenho decorreu de 1 de janeiro a 1 de abril e teve em conta os crashes, bloqueios, ecrãs azuis e afins, assim como o número de processos a decorrer e o tempo de arranque. Quanto mais baixa a classificação, melhor o desempenho.

[caption][/caption]

O MacBook Pro de 13 polegadas, de meados de 2012, "crashou" 0,88 vezes e bloqueou 1,06 vezes numa semana, enquanto a taxa de ecrãs da morte foi de apenas 0,01 por semana. O tempo de arranque médio foi de 151 segundos.

[caption][/caption]

A Soluto admite, porém, que a comparação entre um MacBook Pro, que não traz nada instalado de origem, e as máquinas da Dell ou da Acer, com todo o seu "crapware", pode não ser a mais justa. "Mas por outro lado, as fabricantes deverão olhar para estes dados e considerarem o lançamento de PCs que tenham um desempenho tão bom quanto um MacBook Pro 'acabadinho de instalar'".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.