A crise económica e um ciclo de vida mais estendido nos computadores portáteis serão os principais responsáveis pelo acentuar da quebra de vendas em Portugal. Segundo os números da IDC Portugal, em 2011 o mercado perdeu 28% das vendas face ao ano anterior, ficando-se em 921,75 mil unidades.

Os dados vêm confirmar as tendências que já se antecipavam a meio do ano passado, aquando da análise do primeiro semestre e que indicavam já que não haveria recuperação.

Para justificar a tendência, Gabriel Coimbra, diretor da IDC Portugal, junta à crise económica e ao aumento do ciclo de vida dos portáteis também a entrada em cena dos media tablets, que se tornaram numa opção de compra de muitos utilizadores e cujos números de vendas não estão contemplados neste estudo.

"Muitos compradores, ao invés de substituir o portátil, optaram por comprar um media tablet", adiantou ao TeK. Este é, aliás, um segmento que está em crescimento, ao contrário dos PCs e portáteis que em 2012 continuarão a perder clientes nas lojas. A IDC estima que em 2012 sejam vendidos perto de 190 mil tablets em Portugal.

Entre as fabricantes a HP manteve a liderança de vendas no segmento de computadores pessoais, com um total de 176.996 máquinas vendidas, não escapando porém a uma quebra de 21% face ao ano anterior. A JP Sá Couto é das poucas marcas que sobe em relação ao ano de 2010, conseguindo vendas acima das 158 mil unidades, enquanto a Toshiba é relegada para terceiro lugar no ranking que junta computadores de secretária e portáteis, até porque não vende desktops, mas mantém a primeira posição neste último ranking.

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Pior desempenho revelou a ACER, que perdeu 67,3% das vendas, colocando no mercado pouco mais de 90 mil unidades quando em 2010 tinha conseguido vendas de 275 mil computadores. Gabriel Coimbra explica que a Acer é uma empresa que tem apresentado um comportamento muito volátil no mercado nacional, registando anos com grandes crescimentos e outros com grandes quebras.

No segmento de computadores de secretária as vendas tiveram uma queda mais acentuada, com uma descida de 31% para as 159,9 mil unidades. A HP manteve o primeiro lugar mas caiu 24,7% num cenário onde só a JP Sá Couto escapou aos números negativos.

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Nos computadores portáteis não há também muitos números positivos a ter em conta: a Toshiba mantém a liderança com vendas de perto de 155 mil unidades, seguida pela JP Sá Couto com quase 147 mil e, mais uma vez, um desempenho positivo. A renovada aposta da Samsung neste segmento deu também bons resultados já que a empresa coreana conseguiu aumentar as vendas em 51%, embora esteja ainda longe dos números de vendas das líderes neste segmento.

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Para 2012 o cenário não é animador. A IDC estima que as vendas baixem em cerca de 250 mil unidades, o que afetará os segmentos de desktops e portáteis e que serão mais acentuadas nos portáteis do que nos desktops. Segundo a consultora, o mercado de portáteis deverá perder 24% enquanto os desktops baixam 14%, sendo o consumo mais penalizado do que o segmento empresarial.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador