Depois de duas semanas negras na história de ataques de vírus que exploram falhas recentemente identificadas nos sistemas operativos Windows, a Microsoft divulgou ontem ao final do dia três novos códigos de correcção para o Internet Explorer e Windows. Os boletins de segurança emitidos alertam os utilizadores para a necessidade de actualizarem os seus sistemas face ao risco das falhas poderem ser utilizadas em ataques de vírus ou outros tipo de exploração por parte de hackers.

O código de correcção para o Internet Explorer resolve cumulativamente diversas falhas já identificadas pela Microsoft. Este patch inclui outros códigos de correcção já divulgados e destina-se aos utilizadores do Internet Explorer 5.01, 5.5, 6.0 e 6.0 para Windows Server 2003. As versões anteriores a estas deverão ser actualizadas.

De acordo com o boletim de segurança, os graus de perigo das várias falhas agora corrigidas são diferentes nas várias versões do Internet Explorer para os diferentes sistemas operativos, sendo menos graves na edição para Windows Server 2003.

Outro dos boletins de segurança refere-se novamente à falha descoberta no Direct X que afecta a maioria das versões do sistema operativo. Este alerta foi originalmente emitido a 23 de Julho e foi reemitido para incluir um update adicional para as versões do Direct X acima do 8.0. A Microsoft afirma que os utilizadores que já tenham instalado este patch anteriormente não precisam de tomar nenhuma medida adicional.

Por último, o terceiro alerta é referente ao Microsoft Data Access Components (MDAC), um conjunto de componentes que garante a conectividade das bases de dados na plataforma Windows. Uma falha descoberta no MDAC pode permitir a um hacker tomar uma série de acções e mesmo correr código nos sistemas afectados. Entre os produtos que precisam de actualização estão o Microsoft Data Access Components 2.5 - incluído no Windows 2000, Office 2000 SR1 e ainda no SQL Server 7.0 Service Pack 2 - o Microsoft Data Access Components 2.6 integrado no SQL Server 2000, e o Microsoft Data Access Components 2.7 do
Windows XP e Microsoft Visual Studio .NET.

Para procederem à actualização dos seus sistemas os utilizadores devem visitar a página Windows update e fazer a verificação das actualizações de software disponíveis, instalando depois as que são consideradas críticas.

Notícias Relacionadas:

2003-08-20 - Quatro novos vírus identificados ampliam estado de alerta de segurança