A Microsoft anuncia hoje que vai disponibilizar uma versão beta da nova versão do seu sistema operativo Windows CE 5.0. O anúncio será feito na Embedded Systems Conference nos Estados Unidos e a sua intenção é recolher o maior feed back possível do público ao sistema operativo, que na versão anterior tinha como nome de código Macallan e cuja actualização será agora antecipada através do Technology Preview Kit.



A versão final do CE 5.0 - que se destina a laptops, set-top-boxes, consolas de jogos e outros equipamentos portáteis - terá como principal novidade um conjunto de ferramentas que pretendem contribuir para o aumento de produtividade, permitindo aos fabricantes de equipamentos desenhar os seus produtos, baseados no sistema operativo, "de forma mais fácil e rápida", explica a fabricante num comunicado de imprensa, destacando o novo suporte de hardware out-of-the-box, novas funcionalidades de segurança, capacidades multimédia avançadas e ferramentas de teste automáticas.



Segundo o documento "a disponibilização de drivers pré-definidas cobrindo a generalidade das componentes de hardware e configurações necessárias" permitirá aos OEMs concentrarem esforços nas funcionalidades dos seus equipamentos.



A Microsoft garante que a nova release foi pensada para reduzir os tempos e custos de desenvolvimento dos programadores, dando resposta a uma das necessidades dos seus clientes que revelava a procura de ligações mais fáceis entre o ambiente de desenvolvimento gráfico integrado (IDE) e outros ambientes, garantindo uma maior rapidez na criação de dispositivos com maior número de funcionalidades.




"O novo Windows CE permite aos programadores tirarem vantagem das capacidades da linha de comando gráfico IDE, reduzindo os tempos de desenvolvimento com o aspecto e a imagem do sistema operativo e acelerando a sua chegada ao mercado", reforça o mesmo comunicado.



Para além das ferramentas de teste disponibilizadas na versão beta do CE 5.0, a versão final do sistema operativo conta também com a função Windows Error Reporting que permite aos OEMs monitorizarem a performance e qualidade dos equipamentos que desenvolvem melhorando e sua funcionalidade e promovendo as actualizações necessárias.



As novas capacidades multimédia, por seu lado, permitem criar um maior número de aplicações e serviços apoiados pelas de ferramentas de suporte Direct3D Mobile, um programa baseado na tecnologia DirectX da Microsoft para os gráficos.



Actualmente são cerca de 60 os fabricantes que estão a trabalhar na versão 5.0 do Windows CE, através do programa de desenvolvimento para parceiros, adianta ainda a Microsoft. Segundo a ZDNet, a fabricante de software deverá disponibilizar a versão beta para download no site Developer Network.



Notícias Relacionadas:

2003-04-11 - Microsoft alarga programa Shared Source para Windows CE

2001-07-24 - Microsoft divulga código fonte de Windows CE 3.0