Os utilizadores do Reino Unido, Bélgica e França vão ser os primeiros a testar o novo sistema de apresentação de alternativas ao Internet Explorer que a Microsoft foi obrigada a implementar para evitar ser novamente penalizada pela Comissão Europeia por violação das regras da concorrência.

Os testes começam já na próxima semana, embora esteja previsto o roll out faseado para toda a Europa a partir de 1 de Março, explica Dave Heiner, vice presidente, no blog da empresa.

A Microsoft antecipa assim o plano definido que previa a aplicação do sistema de escolha do navegador a instalar no computador a partir do próximo mês e que vai abranger mais de 100 milhões de PCs na Europa, oferecendo aos utilizadores a opção entre 12 browsers diferentes.

O Google Chrome, Firefox, Safari, Internet Explorer e Opera são apresentados no ecrã inicial, numa ordem aleatória, podendo ainda os utilizadores seleccionar mais sete alternativas.

Numa primeira fase os utilizadores serão confrontados com uma mensagem que destaca a importância da escolha do browser.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Só depois será então apresentada a caixa com a escolha dos browsers, num modelo que já tinha sido aprovado pela Comissão Europeia.

[caption]Nome da imagem[/caption]

No caso do Windows 7, em que os utilizadores podem seleccionar os programas para a barra de tarefas, esta definição será automaticamente removida, embora isso não implique a desinstalação do computador.

Segundo o acordo entre a Microsoft e a Comissão Europeia, numa primeira fase os utilizadores do Windows 7 serão a prioridade para esta actualização, com o alargamento aos outros sistemas a acontecer gradualmente nos próximos 5 meses.

O calendário definido prevê ainda a aplicação do programa durante cinco anos a uma média de 30 mil novos utilizadores de PCs.