(Actualizada)
Na madrugada de dia 30 de Janeiro várias lojas vão abrir as portas para a venda das primeiras versões do Windows Vista e do Office 2007, mas os utilizadores não vão encontrar nas prateleiras todas as edições que a Microsoft preparou para os novos sistemas. Em Portugal as primeiras edições a chegar ao mercado são o Windows Vista Home Premium e Ultimate, enquanto no Office a primazia vai para a versão Casa e Estudante (Home e Student) e Ultimate.

À margem de uma conferência de imprensa hoje realizada para dar a conhecer as versões de consumo do Office e do Vista, Rui Cruz, gestor de produto da Microsoft Portugal, explicou que a empresa apostou nestas versões por serem as que trazem melhor experiência aos utilizadores, mas que as restantes edições não vão demorar mais do que algumas semanas a chegar às lojas.

Os primeiros pacotes surgem em língua inglesa, com a versão portuguesa nas lojas até final de Fevereiro, excepto a versão Vista Home Basic que só será vendida em versão portuguesa.

Os preços dos primeiros pacotes já são conhecidos, com a actualização para Windows Vista Home Premium a custar 269 euros, enquanto a versão completa tem um custo de 399 euros. O Vista Ultimate custa 439 euros na versão de actualização e 669 euros na versão completa.

O Office Casa e Estudante só é vendido em versão completa e custa 189 euros, enquanto o Office Ultimate custa 849 euros na actualização e 999 euros em versão completa.

Os preços das restantes versões não estão ainda fechados, explica Rui Cruz, mas devem ser conhecidos nas próximas semanas, antes da disponibilização no mercado.

A Microsoft está também a preparar o lançamento do Anytime upgrade, um serviço online que permitirá aos utilizadores fazerem o upgrade do seu sistema operativo para qualquer das versões disponíveis. A data de disponibilização do serviço não está confirmada, mas todo o processo será realizado online, garantiu Rui Cruz.

Os utilizadores que quiserem fazer o upgrade do sistema operativo nos seus computadores mas não tiverem certezas quanto à compatibilidade poderão utilizar uma demo que estará online a partir de dia 30 de Janeiro e que indicará qual a versão do Vista mais adequada à sua máquina.

Microsoft Portugal acelera disponibilização do Vista e Office em português
Até final de Fevereiro é garantido que as primeiras versões do Vista e do Office em português, em versão de retalho, cheguem às lojas. A Microsoft Portugal tem vindo a actualizar as datas deste lançamento e garante que os pacotes já estão em produção.

A informação hoje fornecida por Carlos Lacerda e Rui Cruz actualiza os dados anteriores, e que motivaram notícias do TeK, de que as versões portuguesas (em pacote) só estariam nas lojas em Março, embora as primeiras máquinas com o Vista pré-instalado em português chegasse ao mercado ainda em Fevereiro.

Rui Cruz garante que a Microsoft está a trabalhar para acelerar a disponibilização das versões em português e que estas já estão em produção, devendo chegar na segunda semana de Fevereiro embora seja mais seguro afirmar que estão nas lojas até ao final do mês.

"A maior parte das versões que vão ser colocadas na área de consumo são em língua portuguesa. Eu diria que cerca de 90 por cento", sublinha Carlos Lacerda, à margem da conferência.

Sem querer adiantar números sobre os pacotes que a Microsoft já está a entregar aos retalhistas, nem expectativas de vendas, Carlos Lacerda admite que os valores têm sido afinados e que as expectativas são elevadas, avançando o valor bastante vago de "alguns milhares". Os cálculos são feitos com base no número de computadores instalados e o responsável de Marketing da Microsoft Portugal junta a este dado também o facto de que "há seis anos atrás havia menos computadores com capacidade para instalar o Windows XP do que há hoje para o Vista".

Fátima Caçador

Nota de Redacção [15:52] A notícia foi actualizada com mais informação sobre o Anytime upgrade, da versão portuguesa dos novos sistemas e das previsões da empresa para as vendas.
Nota de Redacção [2007-01-25 12:22] A notícia foi corrigida no valor do Vista Ultimate, versão completa. ao contrário do que tinha sido referido ontem em conferência de imprensa, o PVP não é de 699 euros mas sim de 669 euros.

Notícias Relacionadas:

2007-01-15 - RTM do Vista em português distribuído esta semana
2007-01-09 - Microsoft prepara pacote de extras do Vista Ultimate para fotografia digital

2006-11-30 - Vista em português só chega aos clientes empresariais da Microsoft em Março

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.