A Microsoft anunciou que irá continuar a suportar a sua aplicação Java Virtual Machine (JVM) até Setembro de 2004, avançou ontem o site C|net. Na prática, este novo dado representa uma extensão de nove meses do prazo anteriormente estabelecido pela empresa para cessar a apoio ao referido produto, visando facilitar a transição dos utilizadores para um software idêntico.

Recorde-se que a JVM - que basicamente permite que um computador corra programas escritos em linguagem Java (criada pela Sun Microsystems) - foi lançada em 1997 pela Microsoft e rapidamente se espalhou no mercado, sendo até incluído numa série de produtos seus, como Windows 2000, Windows 98 e uma versão do Windows XP. Na mesma altura a Sun colocou a Microsoft em tribunal alegando que a JVM alterava de forma injustificada a forma como os computadores usavam o Java.

Entretanto, a empresa de Bill Gates tem vindo, nos últimos tempos, a encorajar os seus clientes a eliminar a JVM dos seus desktops, notebooks e servidores estabelecendo, inicialmente, o prazo de Janeiro de 2004 para a cessação do suporte a este produto.

Alegadamente com o objectivo de facilitar uma transição pacífica e atempada por parte dos seus utilizadores em relação a este software, a Microsoft anunciou agora uma dilatação de nove meses em relação à data prevista de final da produção do JVM. Assim, durante esse período a companhia continuará a fornecer apoio técnico e códigos de correcção do Java Virtual Machine. Além disto, em parceria com a Sun, a Microsoft irá fornecer aos seus clientes links onde estes podem fazer o download de aplicações JVM de outras empresas.

Em jeito de justificação desta decisão, Chris Jones, vice-presidente da divisão de Clientes de Windows da Microsoft, declarou à mesma fonte que "enquanto os utilizadores de computadores estão a migrar para soluções alternativas desejam o apoio da Microsoft".

Notícias Relacionadas:
2003-06-27 - Juiz retira obrigação de Microsoft integrar Java no Windows
2003-01-16 - Juiz obriga Microsoft a integrar Java em Windows no prazo de 120 dias

2002-06-19 - Sun oferece software servidor de aplicações e Microsoft reincorpora Java no Windows