A Microsoft aproveitou a RoboBusiness Conference and Exposition 2006 para mostrar uma nova plataforma de desenvolvimento de aplicações para robótica baseada em Windows. O Microsoft Robotics Studio vai ser usado com a próxima geração do Lego Mindstorm NXT mas conta já com um conjunto alargado de apoio da indústria.
A nova plataforma de desenvolvimento da Microsoft abre portas a uma área pouco explorada pela empresa mas terá também o potencial de alargar a possibilidade de programação a um maior número de utilizadores, desde a área académica a curiosos, garante a empresa em comunicado.
Uma das aplicações previstas do Microsoft Robotics Studio será na próxima geração do Lego Mindstorms NXT, confirmou Søren Lund, director desta área da Lego. A ferramenta da Microsoft vem garantir à Lego a possibilidade de oferecer aos seus utilizadores uma programação mais simplificada a partir do PC, aumentando as funcionalidades da gama de robótica que já está no mercado desde 1998.
Em comunicado a Microsoft lembra que a robótica tem vindo a desenvolver-se em várias áreas desde os aspiradores a veículos controlados remotamente para missões de busca e salvamento. Com esta plataforma a empresa espera contribuir para a criação de uma plataforma de desenvolvimento comum, resolvendo o problema de incompatibilidade que afirma ser uma das principais dificuldades no desenvolvimento da indústria de robótica.
Notícias Relacionadas:
2005-03-06 - Festa da tecnologia da Microsoft mostra peluche "babysitter"
2003-04-06 - Campeonato Nacional de Futebol Robótico bate recorde de participações
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários