A Microsoft anunciou ontem a aguardada versão do Windows a 64 bits, que ficará disponível em simultâneo para o Windows Server 2003 e para o Windows XP Professional. Os clientes que comprem um novo sistema equipado com chips de 64 bits poderão optar pela nova versão do x64 Edition, assim como aqueles que já detinham equipamentos suportados na tecnologia, explicou Bill Gates na Microsoft Windows Hardware Engineering Conference.



A versão do Windows para 64 bits deveria ter chegado ao mercado no final do ano passado mas sucessivos atrasos acabaram por empurrar o lançamento do produto para o segundo trimestre deste ano. A tecnologia de 64 bits está disponível há mais de dois anos e chegou ao mercado pelas mãos da AMD, que avançou primeiro no mercado de servidores, para seis meses mais tarde estender a oferta ao mercado desktop. Actualmente a tecnologia é muito utilizada, sobretudo no mercado de servidores, onde começa a substituir em ritmo acelerado a utilização dos 32 bits.



Entre os fabricantes que já garantiram o seu suporte à nova versão do sistema operativo estão a HP e a Dell. A primeira garante o suporte ao Windows Server x64 Edition na sua linha de servidores ProLiant, enquanto a Dell já fez saber que vai instalar a nova versão do sistema operativo nas suas linhas de estações de trabalho e servidores Precision e PowerEdge.



No mesmo dia, a Microsoft decidiu dar aos principais fabricantes de PCs uma antevisão do aguardado Longhorn, nome de código para a grande actualização do Windows XP agendada para o próximo ano. Advertindo os parceiros para o facto de a grande maioria das novidades desta grande release só serem perceptíveis num momento posterior, Bill Gates admitiu que a actualização ao sistema operativo melhora as capacidades de pesquisa e impressão e introduz uma nova organização do sistema de privilégios do utilizador, tornado possível realizar operações quotidianas com menos privilégios (como alterar hora e data).



Entre as novidades contam-se ainda a simplificação dos nomes de algumas pastas (meus documentos ou minhas fotos passam simplesmente a documentos e fotos) e uma nova forma de apresentação da informação sobre o conteúdo das pastas.



Ao nível dos conteúdos o Longhorn irá ainda permitir uma "mais eficaz organização de ficheiros com múltiplas características", detalhou o presidente da Microsoft no mesmo evento. O utilizador poderá mesmo arrumar um conjunto de ficheiros numa lista e partilhá-la com outros utilizadores, exemplifica. Contudo, a maioria destas funcionalidades não estarão disponíveis na primeira versão beta do software, com lançamento marcado para este Verão.



Notícias Relacionadas:

2005-02-10 - Última versão de testes do Windows Server e XP profissional de 64 bits já disponível

2001-05-23 - Microsoft apresenta Windows XP de 64 bits para Itanium