A queixa da Google junto das autoridades norte americanas e as pressões do Departamento de Justiça levaram a Microsoft a fazer alterações na funcionalidade de pesquisa do seu novo sistema operativo Windows Vista. A empresa vai tornar mais fácil a possibilidade dos utilizadores escolherem outras aplicações de pesquisa local, permitindo aos integradores pré-instalarem software de outros fornecedores, mas só no final do ano.

A Google tinha apresentado uma queixa em Abril alegando que a falta de opção por para utilizar outras aplicações de pesquisa no desktop dos computadores com Windows Vista estava a limitar o mercado e era anti concorrencial. Na altura a Microsoft respondeu afirmando que a pesquisa no Vista tinha sido analisada com as autoridades norte americanas, sendo sujeita a alterações, mas que estava dentro das regras de concorrência impostas.

Numa declaração publicada ontem ao final do dia no site do Departamento de Justiça, relativa ao cumprimento das obrigações da Microsoft face ao acordo estabelecido com o DOJ em 2003, é referido o acordo para a pesquisa no desktop. Neste fica determinado que a Microsoft irá criar um mecanismo que permita aos utilizadores finais e OEMs seleccionarem um programa de pesquisa no desktop que será accionado automaticamente logo que for accionada essa ferramenta e que será também acessível através do menu de aplicações.

No caso das caixas de pesquisa das janelas do sistema operativo - que dão início ao Explorer - as buscas continuarão a ser feitas na aplicação da Microsoft mas será incluido um link para outras aplicações

As mudanças serão incluídas apenas no Service Pack 1 para Windows Vista, que deverá estar disponível em versão beta no final do ano.

David Drummond, director legal da Google, já reagiu a este acordo, afirmando que não é suficiente. "Estes remédios são um passo na direcção certa, mas devem ser melhorados para garantir aos consumidores melhor acesso a fornecedores alterantivos de pesquisa no desktop", afirmou.

Notícias Relacionadas:

2007-06-11 - Google entrega queixa contra pesquisa do Vista ao Departamento de Justiça
2007-01-31 - Windows Vista - Uma funcionalidade por dia - Mais e melhor pesquisa