Quase três anos depois do lançamento da Xbox Series X/S, a Microsoft anuncia o fim do desenvolvimento de novos videojogos para a Xbox One. A empresa vai continuar a suportar todos os títulos de continuidade, como o Minecraft ou o Halo Infinite, mas nenhuma equipa da Xbox Game Studios voltará a trabalhar num jogo novo para este sistema.

Esta é uma decisão normal que acontece quando a última geração de consolas entra numa fase de maturidade e requer maior atenção por parte dos estúdios para que nenhum novo lançamento seja limitado por constrangimentos técnicos das máquinas mais antigas. Apesar disso, a gigante norte-americana recorda que os proprietários de uma Xbox One poderão jogar títulos novos, como Starfield, através do Xbox Cloud Gaming.

A notícia surge no rescaldo de uma apresentação da Xbox, onde a empresa revelou uma linha de propostas fortes para os próximos anos da Xbox Series X/S. No leque incluem-se jogos como Fable, Avowed, Forza Motorsport ou Senua's Saga: Hellblade.

"Cortar relações" com a Xbox One vai libertar as equipas de developers que assim se podem dedicar a cumprir o potencial técnico da Xbox Series X, mas importa sublinhar que outros estúdios também admitem sentir-se algo limitados pela Series S, cuja potência é inferior à da congénere.