A Microsoft anunciou ontem a assinatura de acordos com duas das maiores distribuidoras de televisão por cabo norte-americanas, a Time Warner Cable e a Comcast Cable. As empresas vão realizar testes ao software Microsoft TV, a aposta da empresa no mercado da televisão digital.



Segundo o comunicado pela Microsoft, a Time Warner Cable comprometeu-se a testar a versão inicial do software Microsoft TV Interactive Program Guide (IPG) em Beaumont, Texas, onde tem 100 mil subscritores. Para o efeito vão ser utilizadas set top boxes DCT2000 da Motorola.



O Microsoft TV IPG é um software que permite aos operadores de TV por cabo proporcionar aos seus clientes uma série de funcionalidades de nível digital inerentes a esse tipo de serviço de televisão. Entre essas funcionalidades incluem-se o pay-per-view, video-on-demand, gravação digital de vídeo, transmissão de programas interactivos ou possibilidade de envio de email. De acordo com informação da Microsoft, o IPG é compatível com set top boxes Motorola DCT1000, DCT1700 e DCT2000.



No caso do acordo com a Comcast, a maior operadora norte-americana de televisão por cabo, para além do teste ao Microsoft TV IPG será ainda testado o software Microsoft Foundation Digital TV, devendo as experiências realizar-se no final deste ano.



O Microsoft TV Foundation é uma nova plataforma de software criada para ajudar os operadores televisivos a retirar mais valor dos serviços on-demand e outras funcionalidades da televisão digital. Esta plataforma espera fazer a ponte entre a ainda limitada rede de clientes com set top boxes e os futuros aparelhos de nova geração.



Sobre este último acordo, Steve Burke, presidente da Comcast Cable, declarou em comunicado de imprensa, "estamos ansiosos por testar o novo software Microsoft TV Foundation, assim como o Microsoft TV IPG, os quais julgamos irão fornecer grande experiências de visionamento bem como uma forma conveniente de acesso a programação on-demand. Ser capaz de disponibilizar ofertas reforçadas nas set top boxes actuais faz sentido e aumenta o valor da televisão digital por cabo para os nosso clientes".



Notícias Relacionadas:

2002-05-07 - Microsoft introduz guia electrónico de programação para TV interactiva

2002-01-16 - Microsoft anuncia nova geração do programa Microsoft TV Developer

2000-05-30 - TV Cabo escolhe solução Microsoft TV