Na terceira investida pelo sector do software livre, a Microsoft anunciou ter disponibilizado, através do site SourceForge.net, o código do FlexWiki, uma ferramenta de colaboração experimental destinada à criação de "wikis" - páginas Web desenhadas para cobrir determinados tópicos ao permitir que vários utilizadores criem e editem conteúdos.
Com o FlexWiki, é a terceira vez que a Microsoft oferece código à comunidade open-source, sempre mediante a Common Public License (CPL). Em Abril último, a gigante da informática colocava o seu Windows Installer XML (WiX) no SourceForge.net, quando no mês seguinte anunciava a disponibilização do projecto Windows Template Library (WTL).
Em comunicado, a fabricante salienta que os projectos anteriores têm estado entre as cinco por cento iniciativas mais activas do SourceForge, um site dedicado ao desenvolvimento de software livre, com o WiX a somar o download de 100 mil cópias, e o WTL 20 mil cópias.
O FlexWiki tem sido usado ao nível interno pela Microsoft para criar partes do site para programadores Channel 9. A empresa também contratou o inventor do conceito Wiki, Ward Cunningham, que assume funções de arquitecto na unidade de Prescriptive Architecture Guidance desde finais de 2003.
Enquanto a maior parte do código que partilha com a comunidade open-source diz respeito a ferramentas complementares ao seu negócio principal, a empresa tem programas de partilha mais restritos destinados a determinadas instituições, como governos ou universidades. Ainda há poucos dias, alargou o Government Security Program para incluir o código do Office (ver Notícias relacionadas).
Notícias Relacionadas:
2004-09-20 - Microsoft partilha código do Office com governos
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários