Media2Go é a denominação da nova plataforma para dispositivos de vídeo portáteis que a Microsoft está a desenvolver, apresentada recentemente por Bill Gates durante o seu discurso de abertura da edição 2003 da Consumer Electronics Show.



Construída a partir do sistema operativo Windows CE, a nova plataforma Microsoft será assim integrada nos chamados PVPs - Portable Video Players - pequenas máquinas móveis concebidas para ler imagens vídeo e outros tipos de ficheiros de entretenimento, tal como explicou Bryan Peebler, gestor de desenvolvimento de mercado na Intel, um dos parceiros de hardware da Microsoft na produção destes dispositivos, citado pela News.com.



De acordo com o mesmo responsável, a Intel tem desenvolvido designs de referência para a construção destes dispositivos em redor da família de processadores Xscale (antiga StrongArm). A empresa apresentou o seu design PVP em 2002 que já foi licenciado por alguns fabricantes da área da electrónica de consumo. Sonicblue e ViewSonic foram as empresas que até agora concordaram em comercializar os PVPs.



Os primeiros dispositivos PVP com Media2Go deverão surgir no mercado no final de 2003, indica a Microsoft em comunicado, mas segundo Bryan Peebler haverá produtos Intel com outro software - que não Microsoft - disponíveis mais cedo.



No comunicado, a Microsoft refere também que durante a CES serão mostrados os protótipos dos PVPs Media2Go ao mesmo tempo que serão dados a conhecer os parceiros tecnológicos para o desenvolvimento dos dispositivos.



Os primeiros PVPs apostavam largamente no armazenamento e leitura de gravações vídeo, mas as suas capacidades irão aumentar. As próximas versões apresentarão conectividade wireless, para que se possa efectuar streaming de programas de TV ou música para os dispositivos através de uma ligação Wi-Fi, por exemplo.



As configurações básicas de hardware também irão variar. Enquanto alguns fabricantes consideram a criação de máquinas que incluem pequenos ecrãs e poderão custar cerca de 200 dólares, outros imaginam "caixas" de aproximadamente 400 dólares que apresentam ecrãs e discos rígidos de maiores dimensões e mais memória.



Notícias Relacionadas:

2003-01-02 - Edição de 2003 da feira Consumer Electronics Show começa hoje