A Microsoft anunciou um conjunto de iniciativas para melhorar a interoperabilidade entre produtos seus, como o Windows 7, Windows Azure e Silverlight e tecnologias de código aberto. A comunicação foi feita na conferência europeia da Eclipse e reforça a aposta na integração.
De uma parceria com a Tasktop resulta o esforço para melhorar a experiência dos programadores que utilizam a plataforma, através de uma extensão do suporte ao Eclipse IDE e ao desenvolvimento de aplicações para o Windows 7, explicam as empresas. Em conjunto as empresas vão desenvolver updates para o Eclipse IDE para incorporar funcionalidades do Windows 7 e do Windows Server 2008 R2.
Graças aos desenvolvimentos conseguidos através da parceria, os programadores vão poder aceder a funcionalidades como as Jump Lists, através da redesenhada barra de tarefas do Windows 7. O Eclipse Standard Widget Toolkit passa também a integrar funcionalidades do Windows 7, como o ecrã da barra de tarefas e integração com widgets de pesquisa.
Graças a uma parceria com a Soyatec fica também disponível um Plug-in que permitirá aos programadores Eclipse desenvolver aplicações Silverlight, um projecto que inclui suporte para plataformas Mac e serviços Web baseados em Java.
A mesma parceria passa também a permitir que programadores PHP que usam Eclipse para desenvolver aplicações Web potenciem a utilização do Windows Azure.
A Microsoft assegurou no entanto que, não obstante as suas aproximações ao universo Eclipse, não tem para já intenções de se juntar à Fundação com o mesmo nome, embora planeie continuar a explorar oportunidades de trabalho conjunto.
Em destaque
-
Multimédia
Como seria o clássico de Agatha Christie “Death on the Nile” se tivesse lugar nos anos 1970? -
App do dia
Acecraft é um shooter de aviões que presta homenagem aos desenhos animados retro -
Site do dia
Hover Zoom+ é uma extensão do Chrome que ajuda a aumentar as imagens nos websites -
How to TEK
Modo Copilot para o Edge é a reinvenção do browser da Microsoft para a era da inteligência artificial. Como é que funciona?
Comentários