A Microsoft anunciou um conjunto de iniciativas para melhorar a interoperabilidade entre produtos seus, como o Windows 7, Windows Azure e Silverlight e tecnologias de código aberto. A comunicação foi feita na conferência europeia da Eclipse e reforça a aposta na integração.

De uma parceria com a Tasktop resulta o esforço para melhorar a experiência dos programadores que utilizam a plataforma, através de uma extensão do suporte ao Eclipse IDE e ao desenvolvimento de aplicações para o Windows 7, explicam as empresas. Em conjunto as empresas vão desenvolver updates para o Eclipse IDE para incorporar funcionalidades do Windows 7 e do Windows Server 2008 R2.

Graças aos desenvolvimentos conseguidos através da parceria, os programadores vão poder aceder a funcionalidades como as Jump Lists, através da redesenhada barra de tarefas do Windows 7. O Eclipse Standard Widget Toolkit passa também a integrar funcionalidades do Windows 7, como o ecrã da barra de tarefas e integração com widgets de pesquisa.

Graças a uma parceria com a Soyatec fica também disponível um Plug-in que permitirá aos programadores Eclipse desenvolver aplicações Silverlight, um projecto que inclui suporte para plataformas Mac e serviços Web baseados em Java.

A mesma parceria passa também a permitir que programadores PHP que usam Eclipse para desenvolver aplicações Web potenciem a utilização do Windows Azure.

A Microsoft assegurou no entanto que, não obstante as suas aproximações ao universo Eclipse, não tem para já intenções de se juntar à Fundação com o mesmo nome, embora planeie continuar a explorar oportunidades de trabalho conjunto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.