A Microsoft anunciou que irá descontinuar a produção de drives HD DVD externas para a consola Xbox 360, no seguimento do anúncio da Toshiba sobre o fim do formato de alta definição.



A empresa de Redmond tomou sempre uma posição cautelosa face à guerra de formatos multimédia de alta-definição, estabelecida entre o Blu-Ray, pela mão da Sony e o HD DVD, pela Toshiba.



Apesar de apoiar o formato da Toshiba, a Microsoft não incluiu uma drive HD DVD interna na mais recente versão da sua consola Xbox, ao contrário da Sony que inclui na PS3 uma drive Blu-Ray. A Microsoft limitava-se a permitir aos consumidores a compra de uma drive externa que suportava a reprodução de filmes e outros conteúdos HD DVD.



Com o fim declarado do formato, a Microsoft anunciou a descontinuação imediata da drive HD DVD, mantendo todavia a suas obrigações de suporte e garantia dos equipamentos comprados até agora. A empresa não anunciou qualquer substituto equivalente, que passaria obrigatoriamente pela adopção do formato Blu-Ray.



A Microsoft anunciou ainda que irá procurar aplicações alternativas para as tecnologias desenvolvidas em colaboração com a Toshiba, no âmbito do formato HD DVD, incluindo o protocolo HDi e o formato de compressão VC-1.



Notícias Relacionadas:

2008-02-19 - Toshiba confirma abandono do HD DVD

2008-02-07 - Microsoft volta a baixar preço da drive HD-DVD da Xbox 360