Os rumores dão por certo que a Microsoft vai apresentar o seu próprio tablet na próxima semana, durante um evento em Los Angeles, desafiando o domínio da Apple com o iPad. Apesar de várias marcas terem já mostrado as suas propostas para o novo Windows 8, em formato PC e tablet, a gigante do software parece querer assumir a luta contra a Apple em nome próprio.

Não é a primeira vez - e provavelmente não será a última - que se avança a possibilidade da Microsoft deixar a produção apenas de software para computadores e passar ao fabrico do hardware, ou pelo menos à cunhagem de um equipamento com a sua marca.

Se não se contar com o projeto Courier - de que a Microsoft terá desistido em 2010 mas que nunca chegou a ser anunciado oficialmente - até agora essas incursões no hardware de computadores e tablets não passaram de protótipos, mantendo a empresa uma separação muito clara em relação à produção de equipamentos que também lhe tem garantido uma aliança estável com produtores de semicondutores e de computadores.

Este modelo de negócio só é alterado na área de consolas e dos leitores de música, onde a Microsoft optou por avançar com a Xbox e o Zune, mantendo-se também a diferenciação entre software e hardware nos telemóveis e nos servidores, ou mesmo em outros domínios como as mesas interativas.

Aliás na última semana vários fabricantes têm apresentado as suas propostas de hardware para a plataforma Windows 8, que vai unir com o mesmo interface os computadores de secretária e portáteis com os tablets, dando à plataforma os primeiros argumentos de peso contra o iPad da Apple e o seu sistema operativo iOS.

Os rumores agora avançados que dão como certa a apresentação do tablet da Microsoft na próxima semana foram baseados em relatos do The Wrap e do AllThingsD mas não foram ainda comentados pela empresa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.