A Microsoft confirmou recentemente que está a trabalhar numa versão do Windows que responda às necessidades das máquinas mais antigas. Ainda numa fase embrionária, o Eiger (nome de código) deverá permitir que as máquinas mais antigas recolham a maior parte da sua informação de um servidor central, usando um conjunto reduzido de programas que possam correr localmente. Entre estes inclui-se o Internet Explorer, Windows Media Player e software antivírus.



O produto, que não tem para já uma data de lançamento ou preço previsto, dirige-se sobretudo aos clientes que mesmo tendo hipótese do ponto de vista tecnológico de migrarem as suas máquinas antigas para XP não teriam grandes vantagens em faze-lo, já que rendimento obtido seria pouco significativo. A Microsoft sublinha, no entanto, que a sua intenção ao desenvolver esta versão do Windows não é perpetuar a utilização de versões antigas do software, mas contribuir para aumentar a segurança neste universo de utilizadores e "fornecer uma ponte" para a transição, cita a C|Net, que avança a notícia.



A empresa admitiu ter já mostrado uma preview a um pequeno grupo de clientes, sem adiantar muitos pormenores sobre a versão. Sabe-se apenas que a Microsoft irá recomendar a utilização de Pentium II com processador de 128 MB, embora o software corra também em máquinas com memória que não vá além dos 64 MB.



Notícias Relacionadas:

2004-05-28 - Microsoft aumenta suporte ao ciclo de vida dos produtos para 10 anos

2004-01-13 - Microsoft alarga suporte pago a Windows 95 e 98 até 2006