Antes do dia do seu lançamento, a Microsoft tinha já disponibilizado um pacote de actualizações para o Windows XP cujos mais apressados que já adquiram e instalaram o novo sistema operativo serão convidados a efectuarem o download.



Dependendo da versão - Home Edition para consumidores domésticos ou Professional para clientes empresariais - os ficheiros correspondem a 20 Megabytes ou mais para download. Alguns solucionam buracos de segurança, outros resolvem bugs, sendo poucos os que acrescentam novas funcionalidades.



Um ficheiro de 5,2 Megabytes soluciona uma vulnerabilidade de segurança na máquina virtual do Windows utilizada para exibir alguns tipos de conteúdos da Web. Outra actualização de 1,9 Mbytes destina-se a resolver um buraco de segurança no Internet Explorer 6 - um problema que também ocorre na versão 5.5 do browser.



A Microsoft também solucionou alguns bugs que foram descobertos após o fornecimento da versão final do XP aos fabricantes de PCs. Entre estes, conta-se um problema que surge quando o computador é ligado a uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS - Uninterruptible Power Supply - um dispositivo que armazena energia numa bateria e que quando a energia eléctrica se desliga avisa o computador e dá tempo suficiente para encerrá-lo correctamente). Outro ficheiro actualiza a função de gravação de CDs.



Um download de 2,2 MB resolve problemas de compatibilidade com software produzido por outras empresas. O guia de transferência de configurações e ficheiros também é alvo de uma actualização de 794 KB. Por fim, outro ficheiro de 826 KB resolve um problema com os sons emitidos pelas colunas do PC durante a utilização do Windows Messenger - o novo programa de comunicações que vem com o Windows XP.



Dois programas são alvo de actualizações pesadas. A versão 1.2 do Windows Movie Maker está disponível através de um download de 3,2 MB. Do mesmo modo, pode-se efectuar o download de uma nova versão do Windows Messenger em relação àquela que já vem pré-integrada no CD do sistema operativo, que está disponível através do site MSN da Microsoft e não através da funcionalidade de update (ver Notícias Relacionadas). Consoante o computador do utilizador, podem existir controladores adicionais e outros downloads específicos para cada componente de hardware.



Com o Windows XP, as actualizações periódicas serão constantes. E, pela primeira vez, a Microsoft vai ter a capacidade de enviar actualizações aos seus clientes de uma forma proactiva. No início do mês, Brian Valentine, vice-presidente sénior da divisão Windows da companhia, afirmou, segundo a C|NET, que esta funcionalidade automática seria essencial para fornecer actualizações importantes de segurança aos utilizadores do novo sistema operativo.



Para os consumidores que possuem uma ligação à Internet em banda larga, a nova funcionalidade poderá constituir uma boa maneira de evitar que o Windows XP se torne rapidamente obsoleto. Mas para os muitos que ainda precisam de recorrer a um modem, bem como para algumas empresas mais pequenas, este mecanismo poderá tornar-se num presente indesejado.



Muitos analistas afirmam que os utilizadores do novo XP deverão esperar mais actualizações do que em qualquer outra versão do Windows. Isto deve-se em parte a todas as novas aplicações integradas na plataforma, como um software que permite gravar CDs, uma firewall e sistema videoconferência - através do novo Windows Messenger.



Pouco tempo depois de instalar o sistema operativo, o utilizador irá ver um ícone na barra de tarefas que lhe aconselhará a manter-se ao corrente das actualizações automáticas. Ao clicar nesse símbolo, suirgem três opções: uma que permite o download automático, outra que oferece a hipótese de avisá-lo quando os ficheiros tiverem disponíveis para instalar e uma terceira que remove a funcionalidade de actualização automática.



Apesar de a primeira hipótese efectuar instantaneamente os downloads, o consumidor ainda escolhe quais os ficheiros que deverão ser instalados e quando. Por outro lado, tal como nas anteriores versões do Windows, os utilizadores podem sempre realizar eles próprios - manualmente - o download das actualizações.



Mas para além deste pacote de actualizações, a Microsoft deu também início um dia antes do lançamento do XP, à comercialização do Plus! para Windows XP. Este software de acompanhamento para o novo sistema operativo destina-se a tirar partido das potencialidades multimédia da plataforma, ao incluir novas ferramentas digitais áudio e vídeo, novos jogos e ambientes de trabalho.



Em Portugal, este CD tem o preço de 9,990 escudos (49,83 euros). O software encontra-se disponível em seis idiomas (inglês, inglês internacional, alemão, francês, espanhol, japonês. O Microsoft Plus! baseia-se em tecnologias disponíveis no Windows XP, como o Windows Media ou o DirectX 8, um Application Programming Interface (API).



O Plus! integra funcionalidades como um comando de voz que utiliza tecnologia de reconhecimento de voz para disponibilizar aos utilizadores controlo sobre o Windows Media Player e suporta mais de 35 comandos e um conversor aúdio de MP3 que converte rapidamente os ficheiros guardados neste tipo de formato em Windows Media Audio.



Outras novidades contidas neste CD são os vários protectores de ecrã originais em três dimensões e ambientes de trabalho temáticos relativos à exploração espacial, aos aquários, ao mundo natural e à vida e obra de Leonardo Da Vinci. Os jogos incluídos neste software de acompanhamento são o Hyperbowl - relativo ao bowling -, o The Labyrinth - adaptação da versão de tabuleiro do Labirinto - e o puzzle Russian Square.


Notícias Relacionadas:

2001-10-25 - 25 de Outubro - o dia do Windows XP

2001-10-12 - Windows Messenger será actualizado com o lançamento do Windows XP

2001-06-04 - Windows XP vai integrar novo Messenger para comunicação em tempo real

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.