
A Nokia e a Microsoft acabam de anunciar um acordo global que prevê a colaboração das duas empresas no desenho, desenvolvimento e marketing de soluções móveis de produtividade para o mercado profissional.
O primeiro resultado da parceria é a incorporação no Symbian, o sistema operativo que suporta os smartphones da Nokia, do Office Mobile e de outras soluções de comunicações e colaboração da Microsoft. As empresas esclarecem que serão vários os equipamentos a gozar do reforço da oferta de software. Os primeiros serão os ESeries e as versão do Office em questão são versões completas.
Também revelam que já a partir do próximo ano a Nokia começa a vender smartphones com uma versão móvel do Microsoft Office Communicator. A seguir virão outras aplicações do Office e no futuro mais software e serviços relacionados.
Com a integração destes produtos no Symbian os utilizadores passam a poder ver, editar, criar ou partilhar documentos criados no Office. Podem igualmente dispor da solução de mensagens instantâneas empresarial da Microsoft na plataforma móvel ou aceder, via telemóvel, à intranet de portais criados a partir do SharePoint Server.
Na vertente de desenvolvimento conjunto prevista pela parceria, as fabricantes falam em produtos a desenvolver no âmbito do mesmo segmento, para incorporar em futuros equipamentos Nokia. Estas novas "experiências para o utilizador" que querem criar serão identificadas em conjunto e desenvolvidas por equipas dedicadas, dentro de ambas as empresas.
A Nokia conta actualmente com cerca de 200 milhões de utilizadores em todo o mundo, o que a torna o parceiro ideal para apoiar o crescimento da Microsoft e das suas aplicações de produtividade no mercado móvel, como acaba por assumir Stephen Elop, presidente da divisão de negócios da Microsoft, numa declaração.
Ambas as empresas enfrentam a concorrência às suas plataformas, de novas alternativas como o Android ou o iPhone, de forma cada vez mais agressiva.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários