A Nokia e a Microsoft acabam de anunciar um acordo global que prevê a colaboração das duas empresas no desenho, desenvolvimento e marketing de soluções móveis de produtividade para o mercado profissional.

O primeiro resultado da parceria é a incorporação no Symbian, o sistema operativo que suporta os smartphones da Nokia, do Office Mobile e de outras soluções de comunicações e colaboração da Microsoft. As empresas esclarecem que serão vários os equipamentos a gozar do reforço da oferta de software. Os primeiros serão os ESeries e as versão do Office em questão são versões completas.

Também revelam que já a partir do próximo ano a Nokia começa a vender smartphones com uma versão móvel do Microsoft Office Communicator. A seguir virão outras aplicações do Office e no futuro mais software e serviços relacionados.

Com a integração destes produtos no Symbian os utilizadores passam a poder ver, editar, criar ou partilhar documentos criados no Office. Podem igualmente dispor da solução de mensagens instantâneas empresarial da Microsoft na plataforma móvel ou aceder, via telemóvel, à intranet de portais criados a partir do SharePoint Server.

Na vertente de desenvolvimento conjunto prevista pela parceria, as fabricantes falam em produtos a desenvolver no âmbito do mesmo segmento, para incorporar em futuros equipamentos Nokia. Estas novas "experiências para o utilizador" que querem criar serão identificadas em conjunto e desenvolvidas por equipas dedicadas, dentro de ambas as empresas.

A Nokia conta actualmente com cerca de 200 milhões de utilizadores em todo o mundo, o que a torna o parceiro ideal para apoiar o crescimento da Microsoft e das suas aplicações de produtividade no mercado móvel, como acaba por assumir Stephen Elop, presidente da divisão de negócios da Microsoft, numa declaração.

Ambas as empresas enfrentam a concorrência às suas plataformas, de novas alternativas como o Android ou o iPhone, de forma cada vez mais agressiva.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.