A Microsoft inaugurou recentemente o seu adCenter Incubation Lab ou, em versão abreviada, adLab, um laboratório dedicado à investigação na área da publicidade, tal como o próprio nome indica. A par da inauguração oficial, a gigante do software deu igualmente a conhecer alguns dos esforços tecnológicos que têm vindo a ser desenvolvidos por aquele laboratório no último ano.



Ao todo, a empresa demonstrou 15 protótipos durante a AdCenter Demo Fest, um evento que congrega líderes da indústria na investigação para a área da tecnologia da publicidade digital. Entre os projectos desvendados encontra-se uma tecnologia vídeo desenhada para detectar produtos que apareçam em programas de televisão ou comerciais e que permite aos telespectadores clicarem numa imagem relacionada para mais informação, como detalhes acerca do produto ou dados sobre locais de venda.



No conjunto de outras tecnologias anunciadas, e em desenvolvimento no novo laboratório de investigação da Microsoft, incluem-se também leitores de códigos de barras, replicação de redes sociais e anúncios de formato alargado.



A Microsoft está actualmente a trabalhar através do adLab em 40 protótipos que irão funcionar em meios como o vídeo, a televisão, dispositivos móveis e Internet. Os anúncios também serão desenhados para endereçar a busca paga e a publicidade contextual.



Com estes desenvolvimentos, a gigante da informática tenta acompanhar o Yahoo e o Google, que já levam algum avanço na disponibilização de publicidade direccionada, tendo em conta as características pessoais dos utilizadores, como a idade, género, hobbies e outros interesses.



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