Com vista a acrescentar suporte para aplicações de computação distribuída, a Microsoft revelou recentemente uma versão beta ou de testes de um kit de desenvolvimento de software Peer-to-Peer (P2P) para o sistema operativo Windows XP.

Este pacote inclui APIs (Application Programming Interfaces) actualizados para a plataforma e melhorias para o stack de rede do protocolo IPv6 (Internet Protocol Versão 6), destinando-se a apoiar os programadores a adaptar a estrutura das aplicações de computação distribuída ou P2P para a criação de aplicações e serviços descentralizados, como funcionalidades de colaboração e partilha de dados, para os sectores de negócios e de consumidores.

Os APIs acrescentam suporte para a resolução escalável e distribuída de nomes, comunicação multiponto eficiente e criação e administração de grupos P2P permanentes, bem como a gestão distribuída de dados. Segundo a Microsoft, estes APIs irão permitir que os programadores se dediquem exclusivamente às aplicações e não a tarefas de manutenção necessárias para suportar a maior parte de redes descentralizadas.

As melhorias a nível do protocolo IPv6 de transporte de dados pela Internet incluem o suporte de dispositivos NAT (Network Address Translation) e uma firewall de IPv6. A funcionalidade de tunneling automático deste protocolo permite a realização de comunicações através do IPv6 por cima de redes já existentes baseadas no anterior IPv4. Por outro lado, os dispositivos NAT - que são normalmente empregues numa casa onde um único endereço de IPv4 é partilhado entre vários computadores com endereços IP privados - comuniquem entre si sem obrigar os utilizadores a configurá-los manualmente.

O kit de desenvolvimento de software está disponível a partir desta página. A companhia afirmou que espera que a versão final deste pacote e de uma actualização Peer-to-Peer do Windows XP para o utilizador final estejam disponíveis mais para o final do ano.

As aplicações P2P, popularizadas por serviços de troca de ficheiros de música como o Napster e o KaZaA, permitem que utilizadores individuais de PCs partilhem directamente informação entre si, sem que seja necessário que esta passe por um servidor central para ser distribuída.

Notícias Relacionadas:
2002-02-19 - IBM e Microsoft apostam em projecto de computação em grelha para serviços da Web
2001-08-28 - Intel anuncia middleware para desenvolver aplicações P2P