A notícia começou a circular durante o fim de semana mas não teve confirmação imediata da fabricante, que até removeu do site informação sobre o assunto, substituindo a data de outubro de 2013, como limite para as vendas do OS no retalho, pelo termo "por definir".



Agora a Microsoft confirma que já deixou mesmo de vender o Windows 7 nas lojas. É possível que ao longo das próximas semanas o produto se mantenha nas prateleiras, mas apenas até que os stocks atuais terminem.



Junto dos fabricantes, o sistema operativo continuará a ser comercializado até ao próximo ano, pelo que deverá continuar a surgir em alguns modelos da marca durante mais algum tempo. Era pelo menos essa a informação veiculada no site da empresa e num quadro sobre o ciclo de vida dos seus sistemas operativos.



Aí, o fim das vendas do Windows 7 em OEM surgia previsto para final de outubro de 2014. Agora essa informação também foi alterada e a data passou a estar "por definir".



O calendário, que a Microsoft quer aplicar a todas as futuras edições do seu OS, será uma forma de não deixar margem para novos fenómenos Windows XP, que se manteve no mercado durante vários anos, a ganhar quota e a criar um problema para a fabricante, que agora tem tido dificuldade em descontinuar o produto.



Com o fim do suporte para o Windows XP agora agendado para abril do próximo ano, pensou-se que a Microsoft tinha removido informação sobre o fim de vendas do Windows 7 para voltar ao tema apenas depois dessa data.



A empresa afinal vem agora confirmar que a data de 30 de outubro para o fim das vendas do Windows 7 no retalho está correta, embora não adiante mais detalhes relativamente ao fim da distribuição do produto para OEM.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.