A Microsoft disponibilizou ontem a versão beta do Media Player 10, o seu mais recente software para reprodução de vídeo e áudio em PCs. A nova aplicação - cuja versão final só será conhecida no final do ano e que concorre directamente com o RealPlayer da RealNetworks e com o QuickTime da Apple -foi concebida para trabalhar com uma gama mais ampla de leitores MP3 através do software Portable Media Center.



Entre as novas características da nova aplicação destaca-se a possibilidade de automaticamente poder sintonizar-se música, vídeo e imagens armazenadas num dispositivo portátil com as guardadas num PC. Existe igualmente um sistema de Digital Rights Management (DRM) que permite transferir conteúdos de sites pagos para leitores portáteis.



Através da funcionalidade Digital Media Mall, o leitor de conteúdos digitais da Microsoft vai permitir igualmente a ligação directa a um conjunto de lojas online a partir das quais será possível pesquisar, alugar ou fazer o download ou o stream de música e vídeo. A disponibilização da nova funcionalidade é vista pelos analistas como uma resposta directa ao sistema iTunes da Apple, que em menos de um ano conseguiu comercializar mais de 70 milhões de canções.



"Estamos a testar um novo conceito actualmente denominado de 'Digital Media Mall', onde se disponibiliza um conjunto de lojas de música e serviços de vídeo que funcionam muito bem a partir do software", indica a fabricante em comunicado citado pela imprensa internacional.



A empresa acrescentou igualmente que o novo Media Player terá um interface mais "simples e fresco", fazendo com que a sua utilização seja mais intuitiva .



Notícias Relacionadas:

2004-04-24 - iTunes completa um ano e comemora com novas funcionalidades

2003-11-10 - Microsoft actualiza Media Player para sistemas Macintosh