A Microsoft lançou ontem, durante a conferência VSLive! 2002, em São Francisco, Estados Unidos, o Visual Studio .NET e .NET Framework, produtos que, segundo Bill Gates, irão "proporcionar a revolução dos serviços Web baseados em XML". Identificados como os elementos-chave da próxima geração de aplicações Web da plataforma .NET, o Visual Studio .NET e a .NET Framework são ferramentas de desenvolvimento e criação de aplicações baseados em XML.



De acordo com o explicado em comunicado de imprensa pela Microsoft, o Visual Studio .NET possibilita que os programadores criem e implementem aplicações Web para qualquer dispositivo e plataforma. Este produto está disponível em três edições distintas, a saber: Visual Studio .NET Enterprise Architect, destinado a arquitectos de software e programadores mais experientes para que possam criar aplicações de desenvolvimento de infra-estrutura; Visual Studio .NET Enterprise Developer, que possibilita a criação rápida de serviços Web em XML e aplicações empresariais e a edição Visual Studio .NET Professional que permite o desenvolvimento de serviços Web baseados em XML e aplicações da próxima geração para qualquer dispositivo Internet.



O .NET Framework fornece o modelo de programação da plataforma .NET, tornando possível a implementação e execução de serviços Web baseados em XML e outros tipos de aplicações, nomeadamente aplicações baseadas em clientes, servidores e serviços.



Segundo informação da Microsoft, desde Janeiro de 2002, altura em que foi disponibilizada à comunidade de programadores subscritores do programa MSDN (Microsoft Developer Network), a versão final dos novos produtos já chegou a mais de 350.000 clientes.



Para além da crescente importância da indústria na criação e implementação de serviços Web baseados em XML na plataforma .NET, o discurso de Bill Gates também realçou o facto de a Microsoft ter lançado novos kits de ferramentas para o BizTalk Server 2002 e SQL Server 2000, para integração com o Visual Studio .NET.



Notícias Relacionadas:

2001-03-07 - Microsoft revela plataforma aberta Visual Studio.NET

2000-06-23 - Microsoft apresenta estratégia .NET