No próximo dia 14 de Março, durante o Techdays 2008, vai ser lançado oficialmente o primeiro Windows Home Server "made in Portugal", numa parceria entre a Microsoft e a fabricante portuguesa J.P. Sá Couto, com a marca Tsunami. Os detalhes da máquina não são ainda conhecidos mas o TeK sabe que o sistema operativo é ainda inglês, já que a versão localizada só irá surgir mais perto do final do ano.
O Windows Home Server foi anunciado por Bill Gates na CES de 2007 mas o conceito não se tornou muito popular e demorou a ganhar apoio dos fabricantes. Na altura a HP lançou uma máquina específica para responder às necessidades das famílias e tirar partido das potencialidades do sistema operativo mas não generalizou a oferta a todos os mercados.
O conceito do servidor doméstico é semelhante ao de um servidor de uma empresa, permitindo gerir de forma mais fácil todos os dispositivos que actualmente equipam as casas, entre os quais os leitores de vídeo e MP3, as consolas de jogos e os vários computadores, oferecendo partilha de ficheiros, de impressoras e mais armazenamento, com ênfase também para os backups.
Veja aqui o vídeo em que o TeK apresenta algumas das funcionalidades do sistema.
E se não sabe como explicar lá em casa a compra de uma máquina, não deixe de ver este vídeo que mostra as imagens de um livro concebido especialmente para este fim, porque Quando o pai e a mãe gostam muito um do outro ....
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
OmniTools: Uma caixa de ferramentas digitais sempre à mão -
Site do dia
EmuOS: A máquina do tempo que transforma o seu browser no Windows antigo (do 3.1 ao ME) -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários