Embora tenha renovado recentemente o seu primeiro Surface Book, a Microsoft não quer dar sinais de abrandamento naquela que tem sido uma das suas mais inovadoras gamas de produto. É por isso que, dois anos depois da estreia deste equipamento, a marca decidiu anunciar o lançamento do segundo modelo.

O portátil foi anunciado esta terça-feira e, como seria de esperar, apresenta várias novidades face ao seu antecessor. Neste novo Surface Book 2, poderá contar com um ecrã de 15 polegadas, 17 horas de autonomia e um processamento de nível superior, graças à integração dos novos processadores Intel de oitava geração.

O aspecto, no entanto, mantém-se muito semelhante ao da geração anterior, o que não só demonstra a satisfação da empresa com o design, como uma recetividade positiva por parte do mercado.

No que toca ao "poder de fogo", a Microsoft alega melhorias substanciais e sublinha a integração de 16GB de RAM e de uma gráfica Nvidia GeForce GTX 1060 na versão superior, o que deverá ser suficiente para rodar alguns dos jogos mais recentes do mercado. De acordo com a tecnológica norte-americana, este modelo não terá problemas para fazer funcionar o novo Forza Motorsport 7 a 60 frames por segundo em 1080p. A confirmar-se, a experiência não será fácil de igualar noutro portátil tão compacto quanto este.

tek microsoft surface book 2

Apesar do poder do primeiro Surface Book, a gigante de Redmond garante que as novas configurações garantem cinco vezes a performance gráfica do modelo inicialmente lançado em 2015 e o dobro do poder de processamento do novo MacBook Pro. A declaração será difícil de atestar em cenários reais, mas a confiança da empresa faz antever uma máquina que pouco ficará a dever à potência.

Em adição, todo este poder deverá ser vendido como uma verdadeira ferramenta para criadores. O segmento continua a ser a prioridade nesta gama de produtos para a Microsoft, que anunciou este segundo Surface Book no mesmo dia em que lançou a atualização Windows 10 Creators.

Nota ainda para um conjunto de outras especificações de topo, como o display touch com uma resolução de 3.240 x 2.160, suporte para a plataforma de Mixed Reality da Microsoft e o sistema convertível do equipamento, que lhe vai permitir desanexar o ecrã do teclado e utilizá-lo como tablet. Se estiver preocupado com o número de portas físicas anote: uma entrada USB-C e duas USB tradicionais.

O novo Surface Book vai chegar aos primeiros mercados no próximo dia 16 de novembro com um valor base de 1.499 dólares. A data de chegada a Portugal ainda não é conhecida.