A Microsoft anunciou ontem que oferecerá uma recompensa de 250 mil dólares por informações que levem à detenção e condenação do criador ou criadores do MyDoom.B.



O versão original do programa surgiu na segunda-feira passada e rapidamente se alastrou a todo o mundo. A variante MyDoom.B foi detectada na quarta-feira e, entre outras coisas, impede os computadores infectados de acederem a alguns dos sites da Microsoft, ao mesmo tempo que dirige ao portal da empresa um ataque de negação de serviço (DoS) previsto para arrancar no próximo domingo, 1 de Fevereiro e parar no dia 12 do mesmo mês.



Esta é a terceira vez que a gigante do software oferece uma recompensa pela captura de criadores de vírus. A mesma quantia foi oferecida na altura em que surgiram o MSBlast e o Sobig.F.



Mas, a empresa de Bill Gates não foi a primeira propor dinheiro em troca de informações sobre os criadores do novo vírus. Na quarta-feira, o SCO Group fez o mesmo tipo de proposta com o mesmo valor de recompensa, 250 mil dólares. Tanto a versão original do Mydoom como a modificada dirigem ao site da SCO ataques de DoS.



Normalmente, as variantes de vírus não costumam ser consideradas tão malignas quanto as versões originais, mas, segundo a Microsoft, o Mydoom.B é muito pior do que o original, pois rescreve o Mydoom.A e tenta bloquear o acesso dos computadores infectados a sites de empresas de segurança.



Notícias Relacionadas:

2004-01-29 - Microsoft na mira da variante de Mydoom

2004-01-27 - Novo vírus de propagação rápida atinge emails em todo o mundo