A Microsoft planeia fazer uma actualização ao Windows XP antes do lançamento do seu novo sistema operativo - que tem como nome de código Longhorn - com data de comercialização prevista para 2006. O novo up date deverá acontecer em meados de 2004 e será conhecido como Windows XP Reloaded.



O formato da actualização não foi revelado pela Microsoft que garante não ter para já a questão totalmente definida, avançando apenas que "o principal objectivo deste melhoramento é acrescentar valor à plataforma" explica um porta-voz, citado pelo Vnunet.



Para este ano está previsto o lançamento do Service Pack 2 cujo principal objectivo é resolver alguns dos bugs da versão original do software, sem adicionar funcionalidades a outros níveis. Contudo, o gigante do software está a ser muito pressionado pelo mercado, que critica a distância entre as duas versões do sistema operativo, sem actualizações que introduzam novas funcionalidades ou melhoramentos no período intermédio. Tal poderá dar tempo aos concorrentes open source para ganhar mercado, contribuindo para a redução de quota da Microsoft que actualmente tem o seu sistema operativo a correr em 90 por cento dos PCs desktop existentes no mundo.



Acredita-se por isso, que o XP Reloaded venha reduzir as diferenças entre o Windows XP, lançado em 2001, e o seu sucessor Longhorn, introduzindo algumas das características chave do novo sistema operativo, segundo a Reuters.



A Microsoft não confirma a versão justificando que ainda não está decidido se a release abarcará todo o sistema operativo ou será mais vocacionada para pontos específicos, assumindo-se sobretudo como uma operação de marketing. Sobre a forma de distribuição do Reloaded também não foram dados pormenores.



Notícias Relacionadas:

2003-12-15 - Microsoft prepara-se para apresentar versão beta do Windows XP


2002-03-22 - Windows e Office XP respondem a utilizadores com necessidades especiais