A Microsoft Portugal formalizou hoje um acordo de financiamento ao projecto Janelas Abertas da Fundação das Casas da Fronteira e Alorna por mais dois anos. A empresa já apoiava o projecto de incentivo à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação por parte de jovens carenciados, que é agora alargado para incluir temas de cidadania que se juntam à área ambiental e patrimonial.



Nos últimos quatro anos já passaram pela Fundação mais de 10 mil crianças e jovens que tiveram muitas vezes a oportunidade de contactar pela primeira vez com as ferramentas informáticas. No atelier especialmente criado para o efeito trabalha-se num guião utilizando os computadores, câmaras fotográficas digitais, scanners ou impressoras, contando com o apoio dos professores da Fundação e beneficiando do espaço privilegiado do palácio e jardins circundantes.



O público-alvo da iniciativa são as crianças e jovens a partir dos cinco anos, dando-se prioridade a Escolas Públicas ou jovens que frequentam de espaços de ocupação de tempos livres das Autarquias ou tutelados por Associações e Instituições de Solidariedade Social. Estes podem frequentar o projecto em regime ocasional ou de permanência, com "aulas" semanais ou quinzenais. Actualmente a Fundação acolhe também adultos, integrados no Ensino Especial, explicou Filipe Benjamim dos Santos, secretário-geral da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.



O dinamizador do projecto assume que nos primeiros quatro anos foram superadas as expectativas iniciais e que se espera manter nos próximos dois anos uma abrangência significativa, até porque desde o início do ano já passaram pelos ateliers mais de metade do número de jovens que no ano passado frequentou o Janelas Abertas.



João Paulo Girbal, director-geral da Microsoft Portugal, explica que a empresa assume integralmente este projecto e que há inclusive algumas ideias de alargamento das iniciativas. A própria Microsoft desenvolve internacionalmente uma série de projectos de índole social, promovendo acções e projectos que têm por base objectivos de cidadania.

Notícias Relacionadas:

2003-07-12 - Microsoft entrega prémios do 6º Concurso de Software