A Microsoft deverá anunciar hoje oficialmente um componente adicional para a sua série de sistemas operativos Windows XP. Designada Windows XP Media Center, destina-se a transformar os computadores desktop em centros digitais de entretenimento comandados por um controlo remoto, em lugar do teclado e do rato, informou a Reuters.



A gigante de software afirmou que a nova edição de entretenimento do Windows XP irá ser lançada nos Estados Unidos, Canadá e Coreia do Sul a tempo da época das férias do Natal, sendo comercializada em conjunto com computadores pessoais criados especificamente para suportar as funcionalidades multimédia deste software.



Os PCs, que deverão ser fabricados pela HP, pela japonesa NEC e a sul-coreana Samsung terão uma capacidade alargada de reproduzir vídeo em formato DVD, televisão e música digital. Os controlos remotos disponibilizados em conjunto com os computadores irão integrar um botão Start, idêntico ao que aparece em todos os ambientes de trabalho do Windows, que faz abrir um ecrã para substituir os gráficos tradicionais do Windows com um design simples que oferece um acesso rápido a vários conteúdos e funções multimédia de entretenimento.



Anteriormente conhecido pelo nome de código de Freestyle, o Windows XP Media Center tem como público-alvo os jovens. Dado que as suas funcionalidades estão bastante ligadas ao hardware, esta versão não estará disponível como sistema operativo vendido em separado, sendo integrada em novos PCs de gama média com um preço entre os 1.000 e os 2.000 dólares (entre 992,85 e 1.985,70 euros).



Este software irá integrar o leque de produtos destinados a consumidores que a Microsoft prevê lançar durante este Outono, uma estratégia que visa aumentar o seus crescimento em outros mercados para além do de software para PCs e que teve início com o lançamento da consola Xbox.



A empresa de Bill Gates pretende ainda lançar durante este ano a nova versão do seu leitor de conteúdos multimédia, o Windows Media 9, um Tablet PC destinado a ser utilizado em condições de mobilidade e em conjunto com uma caneta especial, e o Mira, um monitor sem fios que pode ser separado do computador para aceder a funcionalidades à distância.




Notícias Relacionadas:

2002-07-15 - Microsoft prestes a revelar Windows Media 9 "Corona"

2002-06-26 - Tablet PC da Microsoft surge no início de Novembro

2002-01-08 - Microsoft lança novos produtos em direcção ao lar digital multimédia

2001-11-15 - XBox à venda desde hoje nos Estados Unidos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.