A Microsoft prepara-se para começar a testar uma nova versão do Windows XP Media Center Edition, o sistema operativo que pretende transformar o PC no protagonista de todas as experiências do entretenimento doméstico.
O Symphony, nome de código escolhido para designar provisoriamente o software, deverá chegar ao mercado no final do ano integrado em novos PCs destinados ao entretenimento, de acordo com as previsões da Jupiter Research.
Segundo o indicado pela fabricante, o pedido para recrutamento dos beta testers que irão experimentar a primeira versão do Symphony já foi lançado. "Estamos agora a começar com os testes beta iniciais", indicou Megan Kidd, gestora de produto da divisão de eHome da Microsoft à C|net, recusando-se contudo a confirmar a disponibilização do software.
O Media Center inclui todas as características do Windows XP, mas adiciona-lhe um segundo interface que pode ser navegado por controlo remoto, nas tarefas de ouvir música, ver imagens digitais ou parar ou gravar programas de televisão.
Na altura em que a Microsoft lançou o produto, apenas a HP e a Samsung tinham PCs com o software. Desde essa altura outras fabricantes, como a Toshiba, Sony e a Dell, já integraram o sistema operativo aos seus produtos.
A diferença de custo dos computadores Media Center face aos tradicionais tem vindo a diminuir, ao mesmo tempo que os dispositivos de entretenimento vão surgindo em novos tamanhos e formas, e também em mais marcas.
Com o Symphony, a Microsoft deverá adicionar suporte para novos produtos de hardware que "darão" mobilidade aos conteúdos. O software Media Center Extender proporcionará o acesso remoto de, no máximo, cinco aparelhos de televisão, a PCs que corram o Windows XP Media Center Edition, através de uma rede sem fios. Já com os futuros dispositivos móveis que integrarão tecnologia Portable Media Center os utilizadores poderão levar a sua música, filmes e fotografias para qualquer lado. A Creative mostrou durante a feira Consumer Electronics Show 2004 um leitor digital equipado com a tecnologia. As duas classes de produtos deverão chegar ao mercado a tempo do próximo Natal.
Ainda não está claro que outras características serão adicionadas ao Symphony, embora a Jupiter Research preveja que a Microsoft continue a tentar que o sistema operativo se comporte mais como um dispositivo de electrónica de consumo do que um computador. A primeira versão do sistema operativo era 80 por cento PC e 20 por cento electrónica de consumo. Com a actualização do ano passado, ficou cerca de 50-50. Na futura versão, a empresa de estudos de mercado espera que a balança se incline para a vertente da electrónica.
Um dos problemas que a Microsoft poderá enfrentar, segundo a Jupiter, é tentar ter todos estes produtos no mercado até ao final do ano - o novo sistema operativo, os dispositivos portáteis e os extensores. É que segundo a consultora, a Microsoft não só terá que trabalhar com as fabricantes de hardware mas também com diferentes divisões dentro da própria empresa.
O Media Center e o Tablet PC - a outra versão costumizada do Windows XP - têm ganho mais importância para a Microsoft, que ainda está a anos de tornar comercializável a próxima versão do Windows, a que foi dado o nome de código Longhorn. A empresa afirmou que pretende lançar este ano uma nova versão do seu software Tablet PC, conhecido como Lonestar.
Segundo os analistas da Jupiter Research, o Media Center deverá representar um papel cada vez maior na estratégia para a área de PCs de consumo da Microsoft. "Nos próximos 18 meses uma das variantes do Windows Media Center OS irá transformar-se no sistema operativo do consumidor", afirmam.
Notícias Relacionadas:
2004-01-17 - Novo leitor digital portátil da Creative equipado com Windows Mobile
2004-01-08 - Discurso de Bill Gates na CES mostra Microsoft na rota do seamless computing
2003-10-01 - Microsoft renova conceito de PC com novo Windows XP Media Center
2002-10-11 - HP renova PC como centro de entretenimento digital para a família
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Spectrum: nova versão moderna replica design do microcomputador original -
App do dia
Um RPG de aventura com design retro no conhecido universo da Disney para smartphones -
Site do dia
Deixe o Choosy Chat escolher a melhor resposta entre o ChatGPT, Gemini e Claude -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários