No âmbito do seu programa de apoio à redução da chamada “divisão digital”, a Microsoft anunciou que vai alargar o seu programa de doação de software descontinuado para equipar computadores usados. A empresa calcula que até 2010, cerca de mil milhões de computadores estarão totalmente renovados e disponíveis para doação em escolas, instituições de caridade e organizações sem fins lucrativos.

O programa Microsoft Authorized Refurbishers (MAR) visa reciclar PCs doados por grandes empresas, que passarão por um processo de "limpeza", acrescentando espaço de disco e memória se necessário. Um novo sistema operativo e diversas aplicações serão posteriormente instalado, mas só aplicações já descontinuadas, como o Windows 98 Second Edition, Windows 2000 Profissional e o pacote de aplicações de produtividade Microsoft Works 7.0. No momento da doação, o computador é acompanhado por um Certificado de Autenticidade (COA) e uma Licença de Utilizador como prova de estar a utilizar um sistema legalmente instalado.

"Todos os anos, cerca de um milhão de computadores são doados por grandes empresas, com software desactualizado, o que os tornando quase inutilizáveis para as pessoas que mais necessitam", refere Pamela Passman, vice-presidente da Global Corporate Affairs da Microsoft em comunicado.

Um dos parceiros da Microsoft neste programa, o Schools Canada Programme (CFS), distribuiu em apenas 12 meses cerca de 600 mil computadores reciclados por todo o Canadá.

Não existem ainda informações sobre se Portugal integrará este programa, mas fonte oficial da Microsoft Portugal lembrou ao TeK que actualmente existem outros projectos em vigor para a área de educação e desenvolvimento social, como o Fresh Start, o Parceiros na Educação e a componente Unlimited Potential (a funcionar no Porto e brevemente em Lisboa). O MAR poderá ser um projecto a desenvolver oportunamente.

Notícias Relacionadas:

2004-09-16 - Portugal adopta directiva europeia para o lixo eléctrico e electrónico
2000-12-12 - Microsoft e IBM juntas na reciclagem de PCs