A Microsoft anunciou o prolongamento das vendas do Windows XP até Junho de 2008, aumentando em cinco meses o processo de transição total para Windows Vista. Com a introdução em Janeiro de 2007 do novo sistema operativo a Microsoft tinha programado o fim das vendas do seu antecessor, Windows XP, para Janeiro de 2008, data que é agora alargada.

Esta mudança de estratégia fica a dever-se informações fornecidas à Microsoft por parte dos fabricantes de PCs, depois de muitos clientes manifestarem um interesse activo em continuar a utilizar Windows XP, alguns em detrimento do Windows Vista pré-instalado em PCs novos.

A Microsoft marginalizou quaisquer problemas com o Windows Vista, apontando-o como o sistema operativo que mais vendas registou na história da empresa, com 60 milhões de licenças vendidas até Junho deste ano.

Do lado dos utilizadores a reacção não tem sido muito positiva com descontentamento face à incompatibilidade do Windows Vista com uma grande parte do software e dispositivos disponíveis para XP, para além dos exigentes requisitos de sistema.

A Microsoft prevê que o XP represente 22% das vendas do sistema operativo Windows até Junho, sendo o restante constituído pela oferta Vista. Estas expectativas serão revistas pela empresa em Outubro com o anúncio dos seus resultados trimestrais.

Notícias Relacionadas:

2007-01-24 - Microsoft aposta nas versões Vista Home Premium e Ultimate para o mercado nacional