A Microsoft quer duplicar o número de línguas disponíveis para o Windows XP e Office 2003, planeando a introdução de 40 novos idiomas nos próximos doze meses, tornando o seu software mais próximo dos clientes localizados em qualquer ponto do mundo e aumentando as suas possibilidades de competir com o concorrente Linux, facilmente trabalhável e moldável às necessidades de um programador.



Para alcançar este objectivo a empresa de Bill Gates apela à colaboração dos Governos, peças essenciais no seu Local Language Program, que juntamente com instituições académicas estarão envolvidos na definição de normas, construção de glossários e tradução da suite para várias línguas, explicou, em declarações ao site da Microsoft, Maggie Wilderotter, vice-presidente da empresa e responsável pelos contactos com os diversos Governos visados pelo programa.



Segundo a mesma responsável, a Microsoft acredita que a multiplicação de línguas no Windows XP e do Office 2003 (únicas versões visadas pela iniciativa) irá encorajar a criação de novas aplicações baseadas no software do gigante norte-americano e mesmo o aparecimento de novas software houses de abrangência local.



Entre os projectos da Microsoft neste domínio contam-se o lançamento de uma versão do Windows em Amharic - língua falada na Etiópia - uma versão ucraniana e outras nove versões em línguas de origem indiana onde se incluem o Tamil, Telugu, Kannada e o Gujarati.



Em curso estão já alguns projectos, entre eles um que conta com a colaboração do Governo da Região da Catalunha e que pretende abranger os 11 milhões de pessoas que falam Catalão em todo o mundo. O Office está hoje disponível em 30 línguas, enquanto o Office 2003 está já disponível em 34.



Notícias Relacionadas:

2003-07-25 - Microsoft alarga suporte de línguas no CRM mas ainda não inclui português

2003-03-13 - Cebit 2003 - Microsoft alarga suporte linguístico de reconhecimento de escrita para Tablet PCs