A Microsoft confirmou que reformulou a especificação aberta Sender ID, destinada a garantir a autenticação das mensagens de correio electrónico, impedindo assim a proliferação do spam. A empresa afirma que a nova especificação já foi apresentada à comunidade técnica.



A proposta da Microsoft gerou uma série de críticas que levaram inclusivé ao afastamento de eventuais parceiros, como a AOL. As críticas vieram de diversas entidades de defesa da privacidade e da comunidade open source, mas também a Internet Engineering Task Force (IETF), a entidade responsável pelo desenvolvimento de normas, decidiu suspender o grupo de trabalho que estava a desenvolver o Sender ID para o transformar numa norma.



Em entrevista publicada no site da Microsoft, Ryan Hamlin, director geral do Safety Technology and Strategy Group, afirma que a empresa quer terminar um processo que iniciou para proteger a segurança e privacidade dos utilizadores. Reconhecendo que não existe uma solução única para o combate ao spam, este responsável defende poré que o Sender ID é um passo significativo já que contraria uma das formas mais utilizadas pelos spammers para "enganar" os utilizadores, o spoofing.



Entre as modificações que a Microsoft incluiu no novo Sender ID contam-se a remoção nos seus pedidos de patenteateamento das referências que poderiam solicitar dúvidas quanto à intenção de se apropriar do Sender Permitted From, a norma que foi fundida com o CallerID da Microsoft para criar o Sender ID.



Uma das preocupações de base foi garantir à nova especificação uma grande facilidade de uso. "Depois de trabalharmos com líderes da indústria, críticos e outras empresas da comunidade open source, revimos a especificação para garantir a compatibilidade com todos os que publicaram anteriormente Sender Policy Framework (SPF)", explicou Ryan Hamlin.



Na sequência desta reformulação a AOL já confirmou a renovação do seu apoio ao novo formato do Sender ID, enquanto a IETF garantiu o estatuto experimental de forma a permitir a experimentação por parte da indústria, juntamente com outras propostas de autenticação de email.

Notícias Relacionadas:

2004-09-17 - AOL desiste de aplicar protocolo Sender ID da Microsoft

2004-09-16 - Sender ID da Microsoft sofre revés com rejeição do IETF

2004-09-07 - Sender ID perde apoio de duas representantes da comunidade open-source