Um ano depois de ter anunciado o Windows XP Media Center, a Microsoft mostrou ontem a nova versão deste software que pretende transformar o PC no protagonista de todas as experiências de entretenimento doméstico. A Dell e a Sony juntam-se a uma série de fabricantes que já tinham aderido a este conceito, entre os quais se contam a Gateway, HP e Toshiba.

Estas últimas empresas têm vindo a desenvolver e colocar no mercado computadores pessoais integrados no conceito de Media Center com preços de venda a público abaixo dos 1000 dólares (um valor idêntico em euros). Em comunicado a Microsoft indica que ainda este ano mais de 40 fabricantes de PCs vão iniciar a venda de equipamentos com o Media Center Edition 2004 na Ásia, Canadá, Europa e Estados Unidos.

A Microsoft afirma que nos próximos meses é de esperar que o Media Center Edition 2004 se torne o sistema operativo mais utilizado nos computadores pessoais de nível médio e ainda de alguns portáteis destinados à substituição de desktops num período entre um ano e ano e meio.

Ainda hoje a HP anunciou novas versões dos seus PCs desktop HP Media Center, para além de um novo notebook que integra esta versão do Windows XP. Também a Toshiba mostrou hoje uma nova versão do seu portátil multimédia P20, baseada no WMC.

Entre as novidades ontem reveladas em eventos simultâneos na Europa e Estados Unidos, a Microsoft explicou ainda que está a trabalhar com vários fornecedores de conteúdos de forma a que os utilizadores de Media Centers possam beneficiar de acesso a serviços de conteúdos digitais, como música on demand e serviço de subscrição de filmes. Entre as parcerias em negociação estão empresas como a CinemaNow, Movielink e Napster.

Salientando que com o Windows XP Media Center Edition 2004 a Microsoft entrou na era de “eXPerience Computing”, Jim Allchin, vice-presidente da divisão de plataformas da Microsoft, explica em comunicado que a empresa deixou de desenvolver funcionalidade por funcionalidade para se concentrar na criação de cenários completos que influenciam não apenas o software mas também o hardware e os serviços envolvidos. “O Windows XP Media Center Edition 2004 é um óptimo exemplo de integração de software, hardware e serviços para criar experiências mais simples e atractivas que melhorem a vida das pessoas.

Com este novo upgrade a empresa de Bill Gates espera responder às críticas referentes à falta de estabilidade do sistema operativo, fornecendo-lhes uma solução mais fiável e eficaz. Além disto, esta versão melhorada irá alargar a sua implantação de mercado, chegando agora à Europa e a mais algumas regiões da Ásia de forma a aumentar a sua base de clientes.

Recorde-se que o Media Center se propõe transformar o PC num equipamento tão simples de utilizar como um electrodoméstico e que inclui funcionalidades de Rádio FM, cópia de CDs e gestão de imagens digitais.

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